SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Cultivares de Café

ACAUÃ

E-mail Imprimir PDF

Origem

A cultivar Acauã é oriunda do cruzamento entre 'Mundo Novo IAC 388-17' e 'Sarchimor' (IAC 1668) realizado por técnicos do IBC em 1975/76, no Paraná, onde foi registrada com a numeração IBC – PR 82010. Posteriormente, em 1991, na geração F3, a planta 82010-5-3 foi introduzida na Fazenda Experimental de Caratinga, MG, também do IBC e, mais recentemente, por técnicos da Fundação Procafé, em Varginha, Manhuaçu e Coromandel, MG. Atualmente, a cultivar Acauã encontra-se em geração F6 e está sendo liberada para plantio comercial. 

Características

A cv. Acauã apresenta formato de copa característico dos Sarchimores, ou seja, a planta é baixa, com a copa ligeiramente arredondada e compacta, sendo mais baixa, mais larga e mais compacta que a 'Catuaí' (Figura 1). Possui ramificação secundária abundante e alto grau de enfolhamento. Os frutos maduros são vermelhos-escuros e as sementes de formato alongado (Figura 1). Apresenta boa produtividade, mas alta percentagem de sementes do tipo moca (cerca de 20% a 30%). Nos ensaios de comportamento, a 'Acauã' tem apresentado boa tolerância à seca, mantendo-se bem enfolhada durante todo o ano. Caracteristicamente, a cultivar Acauã apresenta frutos e sementes longas, o que facilita a sua identificação, a bebida é de boa qualidade e o ciclo de maturação dos frutos é tardio. É altamente resistente (imune) à ferrugem do cafeeiro e tolerante ao nematóide M. exigua.

Recomendações de plantio

É indicada para regiões mais secas, para áreas infestadas com M.exigua e para locais onde o controle da ferrugem é muito importante. Tem apresentado bom comportamento na região do Alto Paranaíba e da Zona da Mata, em Minas Gerais e em Vitória da Conquista, na Bahia. Por ser uma cultivar nova, é recomendável que seja plantada em pequena escala, a fim de avaliar o seu comportamento na nova região.

 

ACAUA

 

 

 

Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Baixo a médio

Copa

Cilíndrica e bastante enfolhada

Diâmetro da copa

Médio

Comprimento do internódio

Curto

Ramificação secundária

Abundante

Cor das folhas jovens (brotos)

Bronze

Tamanho da folha

Médio

Cor do fruto maduro

Vermelho-escura

Formato do fruto

Oblongo, porém, mais alongado que ‘Catuaí’

Tamanho da semente

Médio

Formato da semente

Longo e estreito

Ciclo de maturação

Tardio

Ondulação da borda da folha

Pouco ondulada

Resistência à ferrugem

Altamente resistente (imune)

Resistência a nematóide

Moderadamente resistente a M. exigua

Vigor

Alto

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta