SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Cultivares de Café

ROBUSTA TROPICAL - EMCAPER 8151

E-mail Imprimir PDF

Origem

'EMCAPER 8151 – Robusta Tropical' é uma cultivar de propagação por sementes, desenvolvida pelo Incaper e lançada no ano de 2000. É oriunda da recombinação de 53 clones elites do programa de melhoramento de café Conilon da EMCAPER (atualmente Incaper). Tais clones são provenientes de plantas matrizes superiores selecionadas a partir de 1986 em várias regiões do estado. Formada por sementes provenientes de polinização aberta em campo isolado de recombinação e avaliada nos municípios de Linhares, Marilândia, São Gabriel da Palha e Cachoeiro de Itapemirim.

Características

A cultivar EMCAPER 8151 – Robusta Tropical apresenta alta produtividade, ampla base genética, alto vigor vegetativo, arquitetura adequada para o adensamento e adaptação às regiões aptas ao cultivo do conilon no estado. Essa cultivar proporciona ao cafeicultor maior estabilidade na produção, pela sua maior variabilidade genética. Ela é apta para regiões com deficiências de ofertas de mudas das cultivares clonais recomendadas, comprovadamente superiores e para pequenos produtores, que utilizam seus próprios materiais genéticos como matrizes.

 

Ficha Técnica

Forma de propagação

Sexuada

Numero de clones recombinados

53

Maturação dos frutos

Maio a junho

Arquitetura de planta

Adequada ao adensamento (3-4 mil plantas/ha)

Tamanho do fruto

Peneira média 15

Base genética

Ampla

Rusticidade

Alta

Adaptação

Regiões aptas para o Conilon no ES

Produtividade máxima alcançada

113,2 sacas beneficiadas/ha

Produtividade média com irrigação

79,4 sacas beneficiadas/ha

Produtividade média sem irrigação

39,5 sacas beneficiadas/ha

Produtividade média (23 colheitas)

50,3 sacas beneficiadas/ha (média das 4 primeiras colheitas)

Foi avaliada em experimentos conduzidos em quatro ambientes, nos municípios de Sooretama, Marilândia e São Gabriel da Palha, no norte do estado, e Cachoeiro do Itapemirim, no sul. A produtividade média dessa cultivar, nas quatro localidades, foi de 79,4 e 39,5 sacas beneficiadas/ha, com e sem irrigação, respectivamente, com potencial de produção de 113,2 sacas beneficiadas/ha. Destacou-se com produtividade média de 19,2; 56,1; 64,8 e 70,9 sacas beneficiadas/ha aos 24, 36, 48 e 60 meses, respectivamente e com produtividade média obtida nos quatro ambientes e em 23 colheitas de 50,3 sacas beneficiadas/ha.

 Recomendações de plantio

A cultivar EMCAPER 8151- Robusta Tropical é recomendada para as regiões zoneadas como aptas para o cultivo de café conilon no estado do Espírito Santo. Os espaçamentos indicados variam de 2,5 a 3,5 m entre linhas e de 1,0 a 1,5 m entre plantas, deixando, após a poda, cerca de 12.000 a 15.000 hastes por hectare. Essa cultivar foi desenvolvida especialmente para pequenos produtores que conduzem suas lavouras em sistema de economia familiar, menos tecnificados e que dispõem de menores condições de investimentos em sua atividade. A utilização desta cultivar, confere maior estabilidade ao sistema produtivo, uma vez que constitui em uma população, possuindo, assim, grande adaptabilidade em ambientes com variadas condições climáticas em função de uma base genética mais ampla em relação às cultivares clonais. Como é formada pela recombinação de materiais genéticos, não há uniformidade de maturação entre as plantas, devendo ser colhida quando a maior parte dos frutos encontrar-se madura e iniciar o aparecimento dos primeiros frutos secos (Figura 4).

ROBUSTA_TROPICAL_EMCAPER_8151