SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Cultivares de Café

IPR-103

E-mail Imprimir PDF

Origem

Originou-se do cruzamento entre cafeeiros dos grupos Catuaí e Icatu, realizado pelo IAC. Em 1977, o material foi introduzido pelo IAPAR sob a denominação de IAC H 9878-EP 187 c.582, que passou a ser denominada IAPAR 77054. Por meio do método genealógico, foi selecionada a progênie IAPAR 77054 – 40, que deu origem à progênie F5 IAPARLF 77054-40-10.

Características

Possui planta de porte médio, formato cilíndrico, diâmetro de copa e comprimento de internódios médios, similares aos da 'Catuaí', e folhas de tamanho médio, similares às de 'Mundo Novo'. Apresenta maior vigor vegetativo que o da 'Catuaí' e grande ramificação plagiotrópica secundária. Os frutos são de maturação mais tardia do que os da 'Catuaí', de cor vermelha; as sementes são de tamanho médio e os brotos de cor bronze claro (Figura 11). Apresenta moderada resistência à ferrugem-do-cafeeiro, resistência parcial à necrose dos frutos e sistema radicular rústico. A bebida é de boa qualidade e a produtividade alta. Minimiza as geadas e é adaptada ao calor e a solos pobres.

Recomendações de plantio

Indicada, preferencialmente, para cultivos adensado, semi-adensado e tradicional em regiões mais quentes, com temperatura média anual entre 21ºC a 23ºC, no Paraná. O espaçamento entre as plantas pode ser em torno de 1m. É indicada para regiões quentes e solos pobres.

 IPR_103


Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Médio

Copa

Cilíndrica

Diâmetro da copa

Médio

Comprimento do internódio

Médio

Ramificação secundária

Abundante

Cor das folhas jovens (brotos)

Bronze-claro

Tamanho da folha

Médio

Cor do fruto maduro

Vermelha

Formato do fruto

Oblongo

Tamanho da semente

Médio

Formato da semente

Curto e largo

Ciclo de maturação

Tardio

Ondulação da borda da folha

Pouco ondulada

Resistência à ferrugem

Moderadamente resistente

Resistência a nematóide

Suscetível

Vigor

Alto

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta