SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Cultivares de Café

Acauã Novo

E-mail Imprimir PDF

 

Origem

A cultivar Acauã Novo é oriunda da seleção de plantas da cultivar Acauã, a qual é resultado do cruzamento entre ‘Mundo Novo IAC 388-17’ e “Sarchimor” (IAC 1668) realizado por técnicos do IBC em 1975/76, no Paraná, registrada com a numeração IBC – PR 82010. Posteriormente em 1991 a planta 82010-5-3 foi manuseada na Fazenda Experimental de Caratinga, para ensaios. Após três safras, o experimento resultou na origem das plantas 365 e 363. Essas foram introduzidas em outros ensaios em Varginha, onde a planta cv 1, foi selecionada por apresentar características como: resistência ao M. exígua, imunidade a ferrugem, percentagem baixa de grão moca, brotação verde, alto vigor e produtividade. Dando origem assim, a cultivar Acauã Novo, que se encontra em F6, e pronta para plantios comerciais.

Características

A cultivar Acauã Novo apresenta formato de copa característicos dos Sarchimores, ou seja, a planta é baixa, com copa ligeiramente arredondada e compacta, em comparação ao Catuaí, ela apresenta ser mais baixa, larga e compacta. Possui ramificação secundaria abundante e alto grau de enfolhamento. Os frutos são vermelhos  e as sementes de formato oblongo. Apresenta boa produtividade, percentagens de sementes tipo moca em níveis aceitáveis (10%). Em ensaios de comportamento, vem apresentando alta tolerância à seca, alta resistência à ferrugem do cafeeiro, uma bebida de boa qualidade e ciclo de maturação dos frutos médio a tardia.

Recomendações de plantio

É indicado para regiões com temperaturas amenas, ou sob irrigação, com espaçamento entre plantas de 0.5 a 0.7m. Os resultados de ensaios de pesquisas mostram seu bom desempenho no Sul de Minas e boa resposta a poda. Também pode ser utilizado na renovação de cafezais por apresentar resistência ao M. exigu.

acua_novo

 

Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Baixo a médio

Copa

Cilíndrica

Diâmetro da copa

Médio

Comprimento do internódio

Curto

Cor das folhas jovens (brotos)

Verde

Tamanho da folha

Médio

Cor do fruto maduro

Vermelho

Formato do fruto

Oblongo e alongado

Tamanho da semente

Médio

Formato da semente

Oblongo e largo

Ciclo de maturação

Médio a tardio

Ondulação da borda da folha

Ondulada

Resistência a ferrugem

Altamente resistente (imune)

Resistência a nematoide

Altamente resistente ao M. exígua

Vigor

Alto

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta