SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Cultivares de Café

Siriema AS1

E-mail Imprimir PDF

Origem

A Cultivar Siriema AS1 vem sendo selecionada pela equipe do Ex-IBC e atualmente Fundação Procafé, visando resistência múltipla, ao bicho-mineiro e a ferrugem do cafeeiro na mesma planta.

A cultivar teve origem na hibridação, realizada no IAC, entre coffea racemosa e c. arábica (cultivar Blue Mountain), e retrocruzada com Mundo Novo, da qual foram recebidas as sementes na FEX-Caratinga na década de 1970. Em ensaios foram selecionadas duas plantas, pela resistência ao bicho-mineiro e por maiores produções. Essas plantas foram cruzadas com outras do Catimor UFV 417, para associar resistência à ferrugem, porte baixo e produtividade.

As seleções em cinco gerações já adiantadas, foram feitas a partir da planta 842-4, recebida em Varginha-MG e daí, as melhores plantas, a 842-4-2 e 842-4-4, foram colocadas em ensaios em várias regiões, com destaque em Coromandel-MG, área de forte pressão de bicho-mineiro e ferrugem. Ali novas plantas foram selecionadas e distribuídas em diversos ensaios. Na geração F6 de uma matriz selecionada em Varjão de Minas, foi identificada, na sua geração F7, por sementes, a presença de 100% de plantas homozigotas, ou seja, todas as plantas foram resistentes ao Bicho-mineiro, e igualmente, foram resistentes a ferrugem, que se chamou Siriema AS1, por ter frutos amarelos e reprodução por semente.

Características

A cultivar Siriema AS1 apresentam folhas com verde mais escuro, com limbo foliar mais espesso, maior tolerância à seca, maturação precoce e com frutos amarelos. O diâmetro de copa e bem estreito se prestando para plantios em sistemas com menores espaçamentos, e a arquitetura de copa aberta.


siriema_as1

 

Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Baixo (mais baixo que Catuaí)

Copa

Cilíndrica

Diâmetro da copa

Pequeno

Comprimento do internódio

Curto

Cor das folhas jovens (brotos)

Verde

Tamanho da folha

Médio

Cor do fruto maduro

Amarelo

Formato do fruto

Oblongo

Tamanho da semente

Médio

Formato da semente

Curto e largo

Época de maturação

Muito precoce

Ondulação da borda da folha

Pouca ondulada

Resistência a ferrugem

Moderadamente resistente (imune)

Resistência a nematoide

Desconhecida

Resistência ao bicho-mineiro

Altamente resistente (baixa preção em pequenas minas nas folhas velhas)

Vigor

Alto

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta