O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (Consórcio Pesquisa Café), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), e de outras entidades parceiras, possibilitou a realização de mais de 20 subprojetos de pesquisa na Bahia, voltados, principalmente, para a Transferência de Tecnologia Cafeeira. Esses trabalhos contribuíram para colocar a Bahia como 4° Estado produtor de café, com destaque na produção dos cafés de qualidade, beneficiando diretamente a mais de 10 mil agricultores familiares e suas associações.
A Empresa é uma das 10 sócias-fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, ajudando-o a executar o maior programa de pesquisa em café do mundo, experiência ímpar de união da ciência e da tecnologia em torno do agronegócio café brasileiro, sendo objeto de aplicação em outras cadeias e organismos.
Hoje, a EBDA é a porta de entrada para a relação produtiva, econômica e de conhecimento dos agricultores familiares na Bahia, onde estão incluídos os pequenos cafeicultores baianos. Sua atuação tem base no desenvolvimento da agropecuária baiana, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, através da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Pesquisa e Classificação de Produtos de Origem Vegetal, fomento em agropecuária e agroindustrialização. A empresa também visa estimular e apoiar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, com atividades agrícolas e não agrícolas.
Com mais de 2.000 profissionais, entre pesquisadores, extensionistas, pessoal de apoio e administrativos, a EBDA atua nos 417 municípios do Estado da Bahia, através de 20 Gerências Regionais, 132 Escritórios Locais, 54 Postos Avançados, 08 Unidades de Execução de Pesquisa, 19 Estações Experimentais, 11 Centros de Profissionalização de Produtores, 15 laboratórios - incluindo a Central de Laboratórios da Agropecuária, com sede em Salvador -, e 06 Unidades de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, cobrindo as principais regiões produtoras do Estado.
Para saber mais acesse http://www.ebda.ba.gov.br/