AÇÃO DO BIOFERTILIZANTE FERTIBOKASHI SOBRE MUDAS DE CAFÉ ARÁBICA

Cleiton Gonçalves Domingues, Mayanna Saad Adams, Rhaiany Moreira dos Santos Costa, José Antônio Maior Bono, Denise Renata Pedrinho, Luan Silva do Nascimento, Waldinei Henrique Batista Ferreira, Natália da Silva Madeira, André Dominghetti Ferreira

Resumo


A cultura do café é uma das principais atividades agrícolas brasileira. O cafeeiro é uma planta perene, explorada continuamente por longos períodos, sendo essencial o plantio de mudas de boa qualidade. Mudas de boa qualidade condicionam ao cafeeiro carga genética adequada e influem decisivamente na formação da estrutura do sistema radicular e da parte aérea da planta. (MATIELLO et al., 2002).

O plantio de mudas vigorosas e sadias é um dos fatores fundamentais para o sucesso da cafeicultura, principalmente pelo fato do cafeeiro ser uma cultura perene. Assim, os erros cometidos na instalação da lavoura não poderão, na maioria das vezes, serem corrigidos em curto prazo. Com as novas técnicas de cultivo, a modificação do sistema de produção de mudas de café tem se tornado um fator essencial na produção de mudas, sendo repensados os métodos até então utilizados, ambos tendo como substrato a utilização de terra. Uma das alternativas para a melhoria na qualidade das mudas de cafeeiro são os biofertilizantes. Segundo Bettiol et al. (1998), os biofertilizantes são produtos naturais utilizados na forma líquida e obtidos da fermentação de materiais orgânicos com água, na presença ou ausência de ar (processos aeróbicos ou anaeróbicos). Possuem composição altamente complexa e variável, contendo quase todos os macro e microelementos necessários à nutrição vegetal.

Dentre os biofertilizantes utilizados na produção de mudas está o Bokashi. Este é um fertilizante orgânico fermentado obtido de uma mistura de vários tipos de matéria orgânica farelada (cereais como arroz e trigo, oleaginosas como soja, amendoim e mamona e farinhas de origem animal como peixe, carne e osso), submetida à fermentação, principalmente do tipo láctica. Normalmente, sua fermentação é obtida por uma suspensão de microrganismos (HOMMA, 2005; RICCI et al., 2002). De acordo com Santos (2002), o biofertilizante, na forma líquida, além de fornecer macro e micronutrientes, também exerce as funções de fungicida, bactericida, nematicida e não prejudica os inimigos naturais.

O objetivo do trabalho foi avaliar a área foliar de mudas de cultivares de café arábica submetidas às diferentes doses do biofertilizante Fertibokashi.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.