SEPARAÇÃO EM CLUSTER DE PROPRIEDADES CAFEEIRAS EM FUNÇÃO DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS: ASSOCIAÇÃO DOS CAFEICULTORES DE MONTANHA DE DIVINOLÂNDIA (APROD)

Sérgio Parreiras Pereira, Eunice de Oliveira3, Cibele Maria Garcia de Aguiar Pereira, Danielle Pereira Baliza, Leonardo Assad Aoun, Patrícia Nicolau Salles, Bruna Caroline Silva

Resumo


O setor cafeeiro está passando por mudanças significativas e há uma demanda crescente por cafés certificados e sustentáveis. O Brasil está entre os principais produtores capazes de abastecer este mercado e atualmente é o maior fornecedor mundial de cafés sustentáveis. Para manter e ampliar essa posição, é necessário implementar políticas públicas e iniciativas privadas para inserir novos cafeicultores neste mercado de café diferenciado, por meio de ações que visem adequar as propriedades rurais às Boas Práticas Agrícolas (BAP). Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é avaliar e buscar a validação da proposta metodológica de separação em Cluster de acordo com a adequação aos BPA´s, de propriedades do café vinculadas à Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia, SP - APROD. A metodologia da área de Ciências Sociais Aplicadas pode ser uma aliada na análise do desempenho agronômico das propriedades avaliadas. A pesquisa foi realizada com 53 produtores de café em maio de 2018, aplicando um questionário estruturado da pesquisa. Por meio da análise de dados e identificação de agrupamentos, foram observadas diferenças significativas entre os grupos de produtores. A análise discriminante mostrou quais foram as quinze variáveis que mais distinguiram os grupos, apontando as principais diferenças entre eles. Nesse contexto, foi possível validar a proposta metodológica de separação em clusters de acordo com o desempenho em relação às BPA´s, demonstrando ser capaz de categorizar grupos de propriedades do café. O agrupamento permite que os produtores sejam organizados com o objetivo de adotar a certificação coletiva, reduzindo os custos do processo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.