PROMAI - PROGRAMA PARA MANEJO DA IRRIGAÇÃO

Rafael Macedo Oliveira, Ricardo Arizono Reis, Rodrigo Pires Silva, Genésio Ornelas Nolasco Oliveira, Iandra Mikaela Cruz Reis

Resumo


A irrigação é uma prática realizada com o objetivo de suprir a necessidade hídrica das culturas. Atualmente 70% da água derivada dos cursos d’água é destinada ao setor agrícola e aproximadamente 50% desse volume é desperdiçado antes de chegar nas raízes das plantas. Existem vários fatores que contribuem para a necessidade de irrigação, sendo um dos principais a escassez contínua de água. O manejo correto da irrigação possibilita atender a necessidade hídrica das culturas e evitar o desperdício de água, ele pode ser realizado via planta, via solo ou via clima. O via clima é o mais utilizado devido a facilidade de obtenção de dados e simples execução. Para se ter bom manejo de irrigação e boa racionalização do uso da água é necessário o conhecimento da evapotranspiração das culturas (ETc). Dentre os vários métodos para estimar a evapotranspiração de referência o de Heargreaves-Samani possui algumas vantagens pois é  baseado em dados de temperatura do ar, porém ele necessita de ser calibrado para cada região para obter melhores resultados pois este método tende a superestimar o valor da evapotranspiração de referência. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar um programa computacional em ambiente excel, que calcula a ETC e também o tempo de irrigação para cada cultura observando seu KC e o sistema de irrigação em questão. O software criado com o nome “PROMAI” foi desenvolvido no ambiente Visual Basic for Applications (VBA). Para a calibração da equação de Hargreaves-Samani em relação à metodologia da FAO-56, foram considerados os valores originais de AHS, BHS e CHS como valores iniciais. Foi utilizada a ferramenta Solver da planilha eletrônica Excel para minimização do erro absoluto médio (EAM). Após a calibração da equação foi alcançando R² de 0,9743 em relação aos valores de ET0obtidos pela equação padrão de Penman-Monteith (FAO-56) o que garante a precisão dos resultados obtidos com o software. O software desenvolvido é de fácil acesso e utilização, por demandar dados estratégicos de temperatura e precipitação.

A irrigação é uma prática realizada com o objetivo de suprir a necessidade hídrica das culturas. Atualmente 70% da água derivada dos cursos d’água é destinada ao setor agrícola e aproximadamente 50% desse volume é desperdiçado antes de chegar nas raízes das plantas. Existem vários fatores que contribuem para a necessidade de irrigação, sendo um dos principais a escassez contínua de água. O manejo correto da irrigação possibilita atender a necessidade hídrica das culturas e evitar o desperdício de água, ele pode ser realizado via planta, via solo ou via clima. O via clima é o mais utilizado devido a facilidade de obtenção de dados e simples execução. Para se ter bom manejo de irrigação e boa racionalização do uso da água é necessário o conhecimento da evapotranspiração das culturas (ETc). Dentre os vários métodos para estimar a evapotranspiração de referência o de Heargreaves-Samani possui algumas vantagens pois é  baseado em dados de temperatura do ar, porém ele necessita de ser calibrado para cada região para obter melhores resultados pois este método tende a superestimar o valor da evapotranspiração de referência. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar um programa computacional em ambiente excel, que calcula a ETC e também o tempo de irrigação para cada cultura observando seu KC e o sistema de irrigação em questão. O software criado com o nome “PROMAI” foi desenvolvido no ambiente Visual Basic for Applications (VBA). Para a calibração da equação de Hargreaves-Samani em relação à metodologia da FAO-56, foram considerados os valores originais de AHS, BHS e CHS como valores iniciais. Foi utilizada a ferramenta Solver da planilha eletrônica Excel para minimização do erro absoluto médio (EAM). Após a calibração da equação foi alcançando R² de 0,9743 em relação aos valores de ET0 obtidos pela equação padrão de Penman-Monteith (FAO-56) o que garante a precisão dos resultados obtidos com o software. O software desenvolvido é de fácil acesso e utilização, por demandar dados estratégicos de temperatura e precipitação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.