Avaliação dos atributos físicos do solo nos sistemas de produção de cafeeiros fertirrigado, irrigado, sequeiro submetidos a fertilização potássica.

Thiago Rodrigues Santos, Claudemir Schwanz Turcato, Guilherme Rodrigues Castor, Núbia Pinto Bravin, Luan Henrique Martiniano Souza, Jairo Rafael Machado Dias, Aldo Max Custódio

Resumo


Em Rondônia, a cadeia produtiva do café é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico do estado, destacando-se ainda entre os três maiores produtores de café conilon do Brasil, ao lado da Bahia e Espírito Santo. Neste sentido, face à importância da atividade cafeeira para Rondônia, objetivou-se neste estudo avaliar o comportamento dos atributos físicos do solo a partir dos sistemas de produção de cafeeiros fertirrigado, irrigado e sequeiro submetidos a fertilização potássica. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas com três repetições. A parcela principal foi constituída pelos sistemas de produção do cafeeiro (fertirrigado, irrigado e sequeiro) e as subparcelas com quatro doses de potássio (200, 400, 600 e 800 kg ha-1 de K2O). A adoção da prática da irrigação e fertirrigação no cafeeiro não influenciaram na densidade, macro, micro e porosidade total do solo. E, não houve alteração no comportamento dos atributos físicos do solo em função do manejo da fertilização potássica.

PALAVRAS-CHAVE: Coffea canephora, fertirrigação, física do solo, irrigação, potássio

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.