Exportação mundial de café solúvel cresce 47,2% em junho de 2025 e atinge volume equivalente a 1,3 milhão de sacas de 60kg

Sex, 29 de Agosto de 2025 12:28 Thiago Cavaton
Imprimir

OIC_julho_2025Participação brasileira na exportação de café solúvel atingiu o equivalente a 300 mil sacas e correspondeu a 23% do total global no mês em foco

Em junho de 2025, as exportações mundiais de café solúvel alcançaram o equivalente a 1,3 milhão de sacas de 60 kg, representando um aumento de 47,2% em comparação com as 940 mil sacas exportadas no mesmo mês de 2024. O Brasil, reconhecido como o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café no mundo, sobressaiu-se como o principal exportador de café solúvel. As vendas nacionais ao exterior somaram 300 mil sacas de 60 kg, representando 23% do total das exportações mundiais de café solúvel no mês.

No que diz respeito apenas às exportações globais de grãos torrados, em junho de 2025, observa-se um aumento significativo de 58,1% em relação ao mesmo mês de 2024, passando de um volume equivalente a 50 mil para 80 mil sacas de 60kg. Em relação às exportações mundiais de grãos verdes, considerando ainda o mês de junho de 2025, verifica-se que o volume total dessas vendas alcançou 10,23 milhões de sacas, apresentando um crescimento de 3,3% em relação às 9,91 milhões de sacas exportadas em junho de 2024.

Dessa forma, ao analisar a composição das exportações globais de café em junho de 2025, observa-se que os grãos verdes continuam sendo predominantes, respondendo por aproximadamente 87% do volume total embarcado. Já o café solúvel representou cerca de 11%, consolidando o Brasil como líder absoluto nesse segmento, enquanto que os grãos torrados mantiveram participação mais modesta, em torno de 0,7%. Esses números reforçam a relevância estrutural dos grãos verdes no comércio internacional, mas também evidenciam o dinamismo crescente do mercado de solúvel e ainda a expansão consistente do segmento de cafés torrados.

Tais números em destaque nesta análise da performance da cafeicultura mundial, além de várias outras informações de interesse do setor que podem ser livremente acessadas, foram extraídos do Relatório sobre o mercado de Café – Julho 2025, da Organização Internacional do Café – OIC, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, que também disponibiliza todos os relatórios desde julho de 2014.

Visite o site do Observatório do Café para ler na íntegra o Relatório sobre o mercado de Café – Julho de 2025, da OIC, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/2025/Julho/Relatorio_oic_julho.pdf

Confira a produção e o consumo dos demais países, divulgados pela OIC, no link:

https://www.ico.org/pt/new_historical_p.asp

Conheça todo o acervo de publicações da Embrapa Café e faça download gratuito dos arquivos pelo link:

https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Consócio Pesquisa Café – Conheça os Atos Constitutivos do Consórcio Pesquisa Café e o seu respectivo Regimento Interno:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/atos-constitutivos-e-regimentos

Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Thiago Farah Cavaton – MTb 12941/DF e Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF