CRESCIMENTO VEGETATIVO DE CAFEEIRO CULTIVADO NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO FERTIRRIGADO, IRRIGADO E DE SEQUEIRO SUBMETIDOS À FERTILIZAÇÃO POTÁSSICA.

Claudemir Schwanz Turcato, Thiago Rodrigues Dos Santos, Guilherme Rodrigues Castor, Núbia Pinto Bravin, Luan Henrique Martiniano de Souza, Aldo Max Custódio, Jairo Rafael Machado Dias

Resumo


A cafeicultura é a uma das principais atividades agrícolas de Rondônia, o cultivo tem sido feito predominantemente com utilização de irrigação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento vegetativo de ramos plagiotrópicos e ortotrópicos de cafeeiros submetidos à fertilização potássica em sistemas de produção fertirrigado, irrigado e sequeiro. O experimento foi conduzido em um cafezal com 57 meses de idade. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema de parcelas subsubdivididas. A parcela principal foi constituída pelos sistemas de produção. Nas subparcelas as doses de adubação potássica empregadas foram: (200, 400, 600 e 800 kg ha-1 de K2O). Foi avaliado o crescimento linear dos ramos mensalmente. Cada parcela experimental foi constituída por seis plantas, constituindo-se a área útil às quatro plantas centrais. O crescimento vegetativo do cafeeiro não foi afetado pela irrigação ou fertirrigação e nem pelo aumento das doses durante os meses avaliados, com exceção do mês de março nos sistemas fertirrigado e irrigado e com a dose de 800 kg de K2O.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.