INFLUÊNCIA DA MALHA AMOSTRAL NA CARACTERIZAÇÃO DA DEPENDÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE BICHO MINEIRO EM CULTIVO DE CAFÉ ARÁBICA NO SUDOESTE DA BAHIA.

Daniel Santos Freire, José Renato Emiliano Dos Santos, Diogo Santos Sousa, Crislaine Alves Ladeia, Ingrid Thalia Prado de Castro, Gabriel Fernandes Pinto Ferreira, Maíra do Carmo Neves, Carmela Amália Scipioni, Odair Lacerda Lemos

Resumo


O objetivo desse estudo foi o identificar a distribuição e dependência espacial de Leucoptera coffeella em cultivo de café arábica em diferentes densidades amostrais. O experimento foi conduzido em lavoura comercial de Coffea arábica L. var. Acauã, em Encruzilhada – BA. Para o monitoramento do bicho-mineiro, previamente foram estabelecidos dois grids regulares. O primeiro grid (G1) foi constituído por uma densidade amostral de um ponto a cada 0,1 hectare (10 pontos ha-1) e o segundo grid (G2) com densidade amostral de um ponto a cada 0,2 hectare (5 pontos ha-1). Em cada ponto amostral foram avaliadas 20 folhas em plantas aleatórias de cafeeiro no terço médio da planta para contagem e identificação de minas intactas. Os dados foram submetidos ao teste Kolmogorov-Smirnov para verificar normalidade no software SPSS Statistics e posteriormente à análise descritiva e geoestatística no software ArcGIS Pro 10.6. A distribuição populacional de bicho-mineiro foi heterogênea. O semivariograma referente ao ataque do bicho-mineiro ajustou-se melhor ao modelo exponencial para ambas densidades amostrais. O índice de dependência espacial foi classificado como forte (IDE >75%).  A menor densidade amostral caracterizou a distribuição espacial de bicho mineiro podendo ser indicado para o plano de amostragem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.