SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Publicações

Circular Técnica

E-mail Imprimir PDF

Circular Técnica 1 - Reúso da Água na Produção de Café Cereja Descascado
Com o objetivo de reduzir o volume de água empregado no processamento de café via úmida foi desenvolvido um sistema de remoção de resíduos de baixo custo, denominado “Sistema de Limpeza de Águas Residuárias” (SLAR). Ele é constituído basicamente de caixas e peneiras que associam os processos de decantação e peneiramento e pode ser construído nas propriedades rurais.


Circular Técnica 2 - Fornalha a Carvão para Secagem de Café e Grãos
Na etapa de pós-colheita, a secagem dos grãos é importantíssima para garantir a qualidade dos grãos colhidos e constitui-se num processo de alto consumo de energia. A secagem dos grãos quando realizada corretamente e com equipamentos eficientes contribui significativamente para a redução dos custos operacionais, em razão da economia de energia que propicia.
A fornalha a carvão para secagem de café e grãos foi projetada para fornecer de forma eficiente o calor necessário para a secagem uniforme dos grãos em função da pequena variação de temperatura e, também, para ser operacionalmente de fácil montagem e transporte pelos seus usuários devido a sua concepção em kits modulares.


Circular Técnica 3 - Custo de Produção de Mudas Clonais de Café Arábica Produzidas por Embriogênese Somática
Técnica que multiplica in vitro, a partir de tecido da folha, plantas de café arábica de características favoráveis, como resistência ao bicho mineiro e à ferrugem, boa qualidade de bebida e alta produtividade está disponível em publicação. Também conhecida por clonagem, a técnica foi desenvolvida pela Embrapa Café e Fundação Procafé.


Circular Técnica 4 - Lavadores e Sistema de Reúso da Água no Preparo do Café
Na opção pela produção de café com qualidade superior não se pode negligenciar ou diminuir a importância de nenhuma das operações de colheita e pós-colheita. O cafeicultor que pretende produzir café de qualidade superior nunca deve se esquecer que, mesmo retirando todas as impurezas (paus, terra, pedras, folhas, etc.) durante o processo de abanação, deve passar o café pelo lavador para a retirada de material fino aderido à superfície dos frutos e separação dos frutos maduros dos frutos bóias e outros materiais estranhos. Esta publicação aborda diferentes tecnologias de lavagem e boas práticas desta importante etapa do processamento de café.