Diretrizes para Autores
Normas para Elaboração de Resumos Expandidos de Trabalhos Técnico-científicos:
• Editor de texto compatível com MS Word 6.0 ou superior;
• Os trabalhos deverão ser encaminhados em formato editável (ex.: arquivo do Word). No entanto sua disponibilização nos anais do simpósio será em formado não editável (PDF);
• Tamanho máximo do arquivo único: 10Mb.
• Papel: A4 ( 210x297mm );
• Margens: superior 2 cm; inferior 2 cm; esquerda 2 cm; direita 2 cm;
• Fonte: Times New Roman tamanho 10 para autores e texto e 8 para os sobrescritos, subscritos e notas de rodapé;
• Espaço entre linhas: todos os parágrafos devem ter espaçamento simples entre linhas, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser separado(s) do título por 2 espaços; os subtítulos devem ser separados do final do texto anterior por 1 espaço e 1 espaço entre o tópico e o inicio do texto;
• Título do trabalho em letras maiúsculas, tamanho 12, centralizado e em negrito, os trabalhos deverão conter informações dos autores, titulação, instituições as quais estão vinculados e e-mail;
• Os trabalhos deverão ser organizados em Título, Autores, Informações sobre a fonte de financiamento do trabalho e os autores, Resumo, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Key words, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências;
• Se houver agradecimentos, inseri-los após as conclusões, de maneira sucinta;
• Parágrafos: não deverá existir espaço de tabulação antes do início do parágrafo.
• Subtítulos: em letras maiúsculas, com negrito e justificados à esquerda da página;
• Cabeçalho identificador do evento deve estar em todas as páginas;
• Número máximo de 6 páginas, incluindo referências, imagens, tabelas e gráficos;
• As páginas não deverão ser numeradas;
• Imagens (figuras e fotos): devem ser convertidas para o formato “jpg” antes de serem inseridas no texto;
• Gráficos e Tabelas: devem ser inseridos no texto como figuras, de modo a ficarem independentes dos aplicativos fonte (tais como Excel);
• Imagens, Gráficos e Tabelas: devem ser inseridas no texto, centralizadas, obedecendo às margens;
• O trabalho enviado, incluindo a revisão gramatical, é de inteira responsabilidade dos autores;
• Antes de enviar o trabalho, certifique-se de que o arquivo esteja livre de vírus;
• A seleção dos trabalhos será feita pela Comissão Científica do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil;
• Só serão aceitos Resumos Expandidos encaminhados por meio deste sistema web.
Clique aqui, para visualizar um exemplo de Resumo Expandido.
Clique aqui, para baixar o modelo de arquivo em Word com o cabeçalho identificador do evento.
Normas para Apresentação em Formato Pôster:
• A parte superior (livre criação) deverá conter a identificação das instituições (logomarcas) que produziram a pesquisa, o título, os autores e informações sobre os autores.
• O corpo da peça é reservado ao texto da pesquisa, com introdução, material e métodos, resultados, conclusões etc., a critério dos autores. O texto deverá estar escrito em português.
• A parte inferior deverá conter a logomarca do Consórcio.
• Os pôsteres deverão ser confeccionados com 90 cm de largura por 100 cm de altura.
Clique aqui, para visualizar o modelo do pôster.
Clique aqui, para visualizar um exemplo de pôster.
Normas para Apresentação Oral
• Os autores dos trabalhos selecionados para a apresentação oral terão 20 minutos para fazerem o relato e responderem eventuais perguntas. Recomenda-se o uso de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos para apresentação, reservando-se o restante do tempo para debates e esclarecimentos.
• Os autores terão datashow a sua disposição.
Observação: A apresentação deverá ser realizada por apenas um dos membros da equipe de autores. Os trabalhos selecionados para apresentação oral, terão disponíveis painéis para apresentação no formato pôster (não sendo obrigatório a sua utilização).