SACImprensaMapa do Portal A+ R A-

IPR 98

E-mail Imprimir PDF

Origem

Originou-se do cruzamento entre Coffea arabica Villa Sarchi CIFC 971/10 e o Híbrido de Timor CIFC 832/2, realizado no Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC), em Portugal, onde recebeu a denominação de H 361. A geração F2 (H 361-4) foi recebida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que a denominou LC 1669. Em 1975, o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) introduziu a geração F3 (LC 1669 Ep127 c.31), que passou a ser denominada PR75163. Dessa progênie de 24 plantas, foi selecionada a planta 21, dando origem à progênie F4, PR75163 – 21, que deu origem à progênie F5, PR LF 75163 – 21 – 10 (IPR- 98), selecionada por ter maior ramificação.

Características

Cultivar do germoplasma Sarchimor, de porte pequeno, vigor vegetativo similar ao da cultivar IAPAR-59 e com resistência completa e duradoura a mais que 45 raças de ferrugem existentes mundialmente. Apresenta formato da planta cilíndrico-cônico similar ao da Acaiá, tamanho da folha médio para grande (pouco menor que 'Catuaí') e diâmetro da copa e comprimento dos internódios similares aos da 'IAPAR-59' (Figura 9 A). Suas principais diferenças em relação à IAPAR-59 são: maturação dos frutos mediana, um pouco mais tardia que 'IAPAR-59', escalonando a colheita com economia de mão-de-obra e infraestrutura e reduzindo o risco de chuva na colheita. Intensidade de ramificação plagiotrópica (lateral) alta, mais que do 'Catuaí'. Mais adaptada a solo pobre e calor do que a 'IAPAR- 59'. Tamanho dos grãos médio, similar aos da 'Catuaí', de frutos vermelhos (Figura 9B) e brotos de cor verde. Boa qualidade de bebida e alta produtividade.

Recomendações de plantio

Representa uma opção de cultivar com resistência parcial à ferrugem e maturação dos frutos semitardia para escalonamento de colheita em regiões com altitudes abaixo de 500m, no Paraná e com temperatura média anual entre 20ºC a 22ºC. É indicada para cultivos adensados e semiadensados. Como esta cultivar é muito ramificada, é preferível que o espaçamento entre as plantas seja maior do que o recomendado para a IAPAR-59. O diâmetro da copa de IPR-99 é um pouco maior do que esta cultivar. Os espaçamentos entre plantas podem ser em torno de 0,75m.

 

 

IPR_98

 

Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Baixo

Copa

Cônica

Diâmetro da copa

Médio

Comprimento do internódio

Curto

Ramificação secundária

Abundante

Cor das folhas jovens (brotos)

Verde

Tamanho da folha

Médio

Cor do fruto maduro

Vermelha

Formato do fruto

Oblongo

Tamanho da semente

Médio

Formato da semente

Curto e largo

Ciclo de maturação

Médio

Ondulação da borda da folha

Pouco ondulada

Resistência à ferrugem

Altamente resistente (imune)

Resistência a nematóide

Suscetível

Vigor

Médio

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta