SACImprensaMapa do Portal A+ R A-

ICATU AMARELO

E-mail Imprimir PDF

Origem

Desenvolvido das cultivares do grupo Icatu Amarelo foi iniciado após identificação do cruzamento natural de plantas da cultivar Icatu Vermelho com "Bourbon Amarelo" ou "Mundo Novo Amarelo", ocorrido em um experimento do IAC, em Campinas. As sementes que deram origem às cultivares deste grupo foram colhidas em maio de 1971. Após várias gerações de seleções a partir desse germoplasma híbrido é que se obteve a cultivar Icatu Amarelo, a qual possuía várias linhagens para fins comerciais em 1992. Em 1999, cada uma das linhagens da cultivar Icatu amarelo foi registrada como uma nova cultivar no Registro Nacional de cultivares - RNC. 

Características

A característica principal é como o próprio nome indica ter frutos de cor amarela (xcxc) (Figura 6). As outras características são semelhantes àquelas relacionadas para a cultivar Icatu Vermelho. A participação do café "Bourbon" em sua formação é de aproximadamente 62,5%. Atualmente, com a presença de novas raças de ferrugem, as cultivares deste grupo têm se mostrado moderadamente suscetíveis ou até suscetíveis, principalmente nos anos de altas produções. 

Recomendações de plantio

As recomendações e os cuidados no plantio e na colheita, nos diversos sistemas de cultivo, são semelhantes aos indicados para "Icatu Vermelho". A cultivar mais recomendada para o plantio tem sufico IAC 2944, podendo ser também indicadas as de sufixos IAC 3686 e IAC 2907. Todas as três estão registradas no Registro Nacional de Cultivares - RCN. Nos últimos anos, têm surgido raças novas de ferrugem e essas cultivares têm aoresentado menir índice de resistência, comportando-se como moderadamente resistentes ou moderadamente suscetíveis, ou até suscetíveis, principalmente em anos de elvada produção. Em anos de secas mais intensas, seu comportamento tem sido comprometido. Atualmente, a recomendação é o plantio em menor escala, caso não se tenha informação do comportamento da região. Devido à origem interespecífica (C.arabica x C.Canhephora), as cultivares do grupo Icatu Amarelo, semelhantemente às do grupo Icatu Vermelho, poderão ser também uma opção em regiões de baixas altitudes, mais quentes e úmidas. Apresentam excelnte qualidade da bebida podendo ser utilizadas mais intesamente para café "espresso".

 ICATU_AMARELO_(cultivares_do_grupo_Icatu_de_frutos_amarelos)


Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Alto

Copa

Cilíndrica

Diâmetro da copa

Muito grande

Comprimento do internódio

Longo

Ramificação secundária

Média

Cor das folhas jovens (brotos)

Verde e Bronze

Tamanho da folha

Médio

Cor do fruto maduro

Amarela

Formato do fruto

Oblongo

Tamanho da semente

Médio

Formato da semente

Curto e largo

Ciclo de maturação

Médio a tardio

Ondulação da borda da folha

Pouco ondulada

Resistência à ferrugem

Moderadamente resistente

Resistência a nematóide

Suscetível

Vigor

Alto

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta