SACImprensaMapa do Portal A+ R A-

OBATÃ AMARELO IAC 4739

E-mail Imprimir PDF

Origem

A cultivar Obatã Amarelo IAC 4739 é originada de um provável cruzamento natural da cultivar Obatã IAC 1669-20 com 'Catuaí Amarelo', ocorrido em um experimento estabelecido na Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça, SP, (Garcafé) na área experimental Dr. Alcides Carvalho. Desse experimento foram retiradas por diversos anos sementes da planta original IAC 1669-20, cova 16B. Nesse processo foram identificadas, nas gerações seguintes, plantas de frutos amarelos com as mesmas características da cultivar Obatã IAC 1669-20, resultantes, provavelmente, de cruzamentos naturais entre cafeeiros 'Obatã' e 'Catuaí Amarelo'. As primeiras seleções de plantas amarelas de 'Obatã' foram efetuadas em 1992, na Estação Experimental de Mococa, em um campo de seleção, e, posteriormente, em 1999, em outra plantação de cafeeiros 'Obatã', em Campinas. Outras seleções foram efetuadas em Alfenas, MG, na fazenda Capoeirinha; em Garça, na Fazenda da Mata; em Franca e em outros locais. Sementes das melhores plantas de frutos amarelos foram retiradas por várias vezes e os cafeeiros obtidos plantados com a finalidade de se avaliar seu potencial produtivo. A progênie derivada da cultivar Obatã que apresenta frutos amarelos e resistência à ferrugem foi designada Obatã Amarelo e recebeu a sigla IAC 4739.

Características

A característica principal da cultivar Obatã Amarelo IAC 4739, que a difere da cultivar que lhe deu origem (Obatã IAC 1669-20), é a coloração amarela dos frutos. As outras características são, portanto, similares às da cultivar Obatã IAC 1669-20, conforme ilustrado na Figura 15. É, portanto, resistente à ferrugem e a qualidade da bebida é considerada muito boa. Na formação da cultivar Obatã Amarelo IAC 4739, o café 'Bourbon' teve participação de, aproximadamente, 70%.

Recomendações de plantio

É indicada, preferencialmente, para plantios adensados ou em renque. Os espaçamentos são os mesmos utilizados para a cultivar Obatã IAC 1669-20. A cultivar Obatã Amarelo IAC 4739 é, atualmente, plantada apenas em pequena escala.

 OBATA_AMARELO_IAC_4739

 

Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Baixo

Copa

Cônica

Diâmetro da copa

Médio

Comprimento do internódio

Médio

Ramificação secundária

Alta

Cor das folhas jovens (brotos)

Verde

Tamanho da folha

Grande

Cor do fruto maduro

Amarela

Formato do fruto

Oblongo

Tamanho da semente

Grande

Formato da semente

Curto e largo

Ciclo de maturação

Muito tardio

Ondulação da borda da folha

Pouco ondulada

Resistência à ferrugem

Altamente resistente

Resistência a nematóide

Suscetível

Vigor

Alto

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta