SACImprensaMapa do Portal A+ R A-

OEIRAS MG 6851

E-mail Imprimir PDF

Origem

É resultante do esforço conjunto entre a Universidade Federal de Viçosa e a EPAMIG. Foi desenvolvida pelo método genealógico a partir do híbrido CIFC HW 26/5, resultante do cruzamento entre 'Caturra Vermelho' (CIFC 19/1) e 'Híbrido de Timor' (CIFC 832/1), sendo, portanto, uma cultivar pertencente ao germoplasma Catimor. Na geração F4, algumas progênies desse cruzamento destacaram-se quanto à capacidade de produção de frutos, vigor vegetativo, longevidade e resistência à ferrugem-do-cafeeiro; dentre elas, a UFV 1340, da qual foi selecionada, em geração F5, a progênie UFV 2983. Uma mistura de sementes das melhores plantas dessa progênie foi registrada em geração F6 como UFV 6851, a qual deu origem a cultivar Oeiras MG 6851, liberada para plantio comercial na geração F7.  

Características

A maioria dos cafeeiros comporta-se como resistente às raças de Hemileia vastatrix Berk et Br., prevalecentes nas regiões cafeeiras do estado de Minas Gerais. No entanto, já se observa, em alguns locais, a ocorrência de plantas com moderada incidência de ferrugem. Apresenta porte baixo e copa de formato cônico, com altura e diâmetro de copa ligeiramente inferiores em relação às cultivares Catuaí Vermelho IAC 44 e IAC 15. Os brotos são de coloração bronze, os frutos são vermelhos e as sementes graúdas e de formato ligeiramente alongado (Figura 16). A maturação é uniforme e intermediária entre as cultivares Mundo Novo e Catuaí Vermelho. Apresenta produtividade semelhante à da cultivar Catuaí Vermelho IAC 44.

Recomendações de plantio

É preferencialmente indicada para as regiões de elevada altitude do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Minas e Zona da Mata do estado de Minas Gerais. Em razão de sua resistência à ferrugem-do-cafeeiro e de seu porte e arquitetura, pode ser utilizada em plantios adensados em espaçamentos de 2 a 2,5m entre fileiras e de 0,50 a 0,70m entre plantas dentro das fileiras.

 

OEIRAS_MG_6851


 

Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Baixo

Copa

Cônica

Diâmetro da copa

Pequeno

Comprimento do internódio

Curto

Ramificação secundária

Média

Cor das folhas jovens (brotos)

Bronze-escuro

Tamanho da folha

Médio a grande

Cor do fruto maduro

Vermelha

Formato do fruto

Oblongo

Tamanho da semente

Grande

Formato da semente

Longo e estreito

Ciclo de maturação

Médio

Ondulação da borda da folha

Sem ondulação

Resistência à ferrugem

Moderadamente resistente

Resistência a nematóide

Suscetível

Vigor

Médio

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta

 

Folder Oeiras MG 6851