SACImprensaMapa do Portal A+ R A-

ICATU PRECOCE IAC 3282

E-mail Imprimir PDF

Origem

Originou-se do provável cruzamento natural entre 'Icatu Vermelho' e 'Bourbon Amarelo', com posterior seleção de uma planta matriz em uma população de Icatu, segregante principalmente para a coloração do fruto. A planta matriz tinha aspecto de 'Bourbon Amarelo', bem precoce, com as folhas menores, brotos novos verdes e resistência às raças de ferrugens prevalecentes no campo experimental. Após alguns ciclos de seleção, a progênie resultante foi chamada de Icatu Precoce IAC 3282, que foi lançada, para fins comerciais, em 1992 e registrada no Registro Nacional de Cultivares (RNC) em 1999.

Características

O nível de resistência ao agente da ferrugem não é elevado, apresentando, principalmente, resistência do tipo horizontal (inespecífica ou de campo). Em alguns locais, conforme a raça de ferrugem prevalece, ocorrem plantas afetadas pela doença. Os cafeeiros apresentam, no entanto, bom enfolhamento, altura e diâmetro da copa menor que os de 'Icatu Amarelo' (Figura 30) e são bem precoces, sendo esta uma de suas características principais. Os frutos ficam fortemente aderidos nas árvores, característica herdada do café 'Robusta'. Suas sementes são semelhantes às da cv. Bourbon Amarelo, portanto, menores que as das cultivares Icatu Amarelo, Mundo Novo e Acaiá. A peneira média é de número em torno de 16. O rendimento é semelhante ao do café 'Bourbon Amarelo'. A qualidade da bebida é um dos pontos importantes da cultivar Icatu Precoce e, segundo informações de especialistas, é muito boa e semelhante à da cultivar Bourbon Amarelo. Os grãos obtidos podem também ser indicados para utilização em café “espresso” e especiais. A participação de café Bourbon em sua formação é de 75% aproximadamente.

Recomendações de plantio

É indicada para regiões altas e solos bem preparados e adubados (solos férteis). Não se pode descuidar da adubação adequada e no momento certo, devido à precocidade do material, devendo ser uma das primeiras cultivares a serem adubadas na propriedade. Essa cultivar não deve ser utilizada em solos muito arenosos e regiões quentes, como as regiões araraquarense, Noroeste e Alta Paulista, no estado de São Paulo. Devido ao fato de os frutos serem mais aderentes às árvores, a colheita mecânica deve ser bastante cuidadosa, principalmente quanto à determinação do início da operação. Neste caso, o café deve estar com a maturação mais adiantada. O espaçamento para o plantio deve ser em torno de 3,6 a 4m x 0,7 a 1,0 m.

ICATU_PRECOCE_IAC_3282


Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Médio

Copa

Cilíndrica

Diâmetro da copa

Médio

Comprimento do internódio

Longo

Ramificação secundária

Média

Cor das folhas jovens (brotos)

Verde

Tamanho da folha

Médio

Cor do fruto maduro

Amarela

Formato do fruto

Oblongo

Tamanho da semente

Médio

Formato da semente

Curto e largo

Ciclo de maturação

Precoce a médio

Ondulação da borda da folha

Pouco ondulada

Resistência à ferrugem

Moderadamente resistente

Resistência a nematóide

Suscetível

Vigor

Médio

Qualidade da bebida

Excelente

Produtividade

Média