SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Consórcio é parceiro no Concurso Café Qualidade Paraná 2011

Consórcio é parceiro no Concurso Café Qualidade Paraná 2011

E-mail Imprimir

cartaz_concurso_pDesde agosto acontece a 9ª edição do Concurso Café Qualidade Paraná em diferentes regiões do estado. O encerramento do evento será na próxima sexta-feira (04/11), em Apucarana. O Concurso é promovido pela Câmara Setorial do Café e pelo Governo do Paraná, através da Emater-PR e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), integrante do Consórcio Pesquisa Café. Na edição 2011, o Consórcio Pesquisa Café também foi um dos parceiros do evento, prestando apoio técnico, com a participação de pesquisadores ligados ao arranjo no evento, e apoio financeiro, por meio da participação de degustadores convidados na competição.

Após três meses de degustação de bebidas e análise dos lotes participantes, o encerramento do Concurso fará a premiação dos três primeiros colocados nas categorias: Café Natural, Café Cereja Descascado e Café da Pequena Propriedade Familiar, categoria criada este ano para dar oportunidade aos pequenos produtores de divulgarem a qualidade de seus produtos. Foram 310 produtores inscritos, num Concurso que aconteceu em etapas regionais que classificaram o primeiro colocado de cada uma delas para a etapa estadual final, que foi realizada no último dia 25/10. “O objetivo do Concurso é legitimar a qualidade do café produzido no Paraná”, ressalta o presidente da comissão organizadora do evento, Paulo Sérgio Franzini. O Concurso Café Qualidade Paraná é uma ação da campanha por um café de qualidade no estado, que já era uma dos maiores produtores do país, lançada ainda em 1999 no estado.

A comissão julgadora da etapa estadual avaliou oito atributos sensoriais na degustação das amostras regionais, mediante a escala de pontos da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), sendo eles: bebida limpa, acidez, doçura, corpo, sabor, gosto remanescente, balanço e nota geral.

Embrapa Café
Cristiane Vasconcelos (Mtb 1639/CE)
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: (61) 3448-4566