SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Consórcio Pesquisa Café divulga tecnologias na Semana do Fazendeiro em Viçosa (MG)

Consórcio Pesquisa Café divulga tecnologias na Semana do Fazendeiro em Viçosa (MG)

E-mail Imprimir

Prototipo_SLAR_pqnTecnologias do Consórcio Pesquisa Café desenvolvidas para melhorar a qualidade do café produzido pela agricultura familiar foram apresentadas na 83ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa (MG), semana passada. A ação faz parte do projeto de transferência de tecnologia executado pelas instituições consorciadas: Embrapa Café, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto de TT levou ao produtor novidades e inovações para otimizar a produção, com custos acessíveis, nas lavouras cafeeiras. A Semana do Fazendeiro, promovida pela UFV, é o mais antigo evento voltado para atividades extensionistas no país.

Semana do Fazendeiro – Durante uma semana, os pesquisadores Sammy Fernandes Soares (Embrapa Café), Sérgio Donzeles (Epamig) e Aldemar Polonini Moreli (Incaper) passaram orientações aos produtores sobre tecnologias do Consórcio, como o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias (Slar), com o protótipo do sistema montado no estande. “Atendemos muitos produtores e explicamos o objetivo e vantagens do reuso da água do processamento de frutos. Demos todos os encaminhamentos sobre a tecnologia e eles saíram daqui com todas as condições de implantarem o Sistema em suas fazendas”, explicou Aldemar Polonini.

Contato com produtor – Além do Slar, o diferencial da participação na Semana do Fazendeiro foi a oportunidade de, por um contato mais próximo com o produtor, ouvir deles as necessidades das lavouras e repassar informações sobre tecnologias disponíveis, com foco na melhoria de qualidade do café, assim como o caminho para adotá-las nas propriedades. Na programação da feira, os pesquisadores do projeto participaram ainda da Clínica Tecnológica, onde tiveram oportunidades de esclarecer dúvidas e abordar sobre as tecnologias disponíveis para agricultura familiar e para os produtores.

Eventos futuros – Ações do projeto de transferência de tecnologia, que acontecerão em agosto e setembro próximos, também foram divulgados ao público. O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), do Incaper e de prefeituras municipais, promoverão eventos regionais, onde serão demonstrados as tecnologias de pós-colheita do café, com destaque para estruturas do Slar e de secagem, apresentada por Aldemar Polonini. Mesmo acontecendo no Espírito Santo, as demonstrações podem servir para lavouras de qualquer região produtora no país.

Terreiro Secador Híbrido – Outra ação inédita apresentada como parte do projeto de TT foi a construção da primeira fornalha de aço inox para secagem do café. A nova fornalha compõe a tecnologia “Terreiro secador híbrido”, desenvolvida sob a liderança do pesquisador da UFV e integrante do Consórcio, Juarez Sousa e Silva, e está em fase de testes na Fazenda Experimental de Venda Nova, do Incaper. Com a estrutura de aço inox, e não mais de ferro como costumava ser, a vida útil do equipamento passa de quatro para 15 anos, acabando com um dos maiores gargalos do produtor atualmente, disse Polonini. “Em todos os trabalhos que apresentamos, as parcerias interestaduais entres as entidades consorciadas têm sido extremamente importantes para estender as pesquisas e a transferência de tecnologias, com favorecimento da agricultura familiar, pelas regiões produtoras”.

O projeto de TT do Consórcio Pesquisa Café contempla ações previstas no Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Setor Cafeeiro 2012/2015, elaborado no âmbito do Departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Decaf/Mapa/SPAE), que trará como uma de suas prioridades ações de difusão e transferência de tecnologia. O Plano também é resultado de uma ampla discussão que envolveu instituições representativas do setor cafeeiro, inclusive Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café.

Consórcio Pesquisa Café – É uma iniciativa inédita criada por dez instituições fundadoras: Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além das instituições fundadoras, o Consórcio conta ainda com outras entidades parceiras por todo o país, fomentando a pesquisa cafeeira por meio da união de recursos humanos e infraestruturas que potencializam os estudos voltados para o desenvolvimento sustentável do agronegócio café brasileiro.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE)
Fone: (61) 3448-4566
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br