SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Bahia promove 15º Simpósio Nacional do Agronegócio Café - Agrocafé

Bahia promove 15º Simpósio Nacional do Agronegócio Café - Agrocafé

E-mail Imprimir

O evento deve reunir mais de mil representantes do agronegócio café brasileiro

“Café, a força de uma nação” é o tema central do Agrocafé 2014, a ser realizado em Salvador-BA no período de 24 a 26 de março no Bahia Othon Palace Hotel. O evento deve receber mais de mil participantes da cadeia produtiva do agronegócio café, como produtores, empresários, exportadores, pesquisadores, entre outros. A Agrocafé é realizado pela Associação dos Produtores de Café da Bahia – Assocafé e parceiros, como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa; Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura do estado da Bahia; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Banco do Nordeste; Sebrae; Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, entre outros.

De acordo com a organização do evento, além do debate de temas atuais e relevantes da cafeicultura, no Agrocafé são também apresentados resultados de trabalhos científicos com o objetivo de fortalecer todos os elos do agronegócio café brasileiro, em particular, o da Bahia. “O evento é realizado sempre no início do ano com a intenção de despertar o mercado e o setor governamental para a realidade cafeeira, traçar diretrizes, debater e buscar soluções para os principais impasses do setor”, afirma João Lopes Araújo, presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia – Assocafé.

Para João Lopes, dos três segmentos do agronegócio café (produção, indústria e exportação), o que mais teve sua renda diminuída foi o da produção (cafeicultor). “Não podemos desanimar, e, para tanto, vamos discutir e buscar novos caminhos para a sustentabilidade econômica do setor. Afinal, o crescimento do consumo de café no mundo nos últimos anos demonstra um horizonte muito promissor”, conclui.

Programação do Agrocafé - Dos vários temas de palestras, painéis e cursos que serão apresentados, muitos contemplam resultados de projetos e tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café. Entre eles, “Avanços obtidos na produtividade e melhoria do café conilon no Brasil” (Roberto Cangussu – produtor e Aymbiré F. Almeida Fonseca – Incaper/Embrapa Café); “Mecanização da média e pequena fazenda de café” (Fábio Moreira – Ufla); “Manejo do cafezal – Zafra Zero” (Alysson V. Fagundes – Fundação Procafé); “Aspectos práticos para instalação do cafezal” (André Luiz Fernandes – Uniube).  Outros temas correlacionados à cafeicultura também serão apresentados e debatidos por instituições parceiras, como “Propostas de marketing internacional do café brasileiro” (Florindo D’Alberto – Iapar e Glauber de Castro – cafeicultor como coordenadores) “A produção integrada de café” (Marcus Vinicius de Miranda Martins – Mapa) e “Critérios e análises de custos de produção nas principais regiões cafeeiras” (José Edgar Pinto Paiva - Fundação Procafé); “Café arábica x robusta: uma análise da produção, consumo e dos blends nos diversos países” (Eduardo Seixas de Salles, ex-secretário de agricultura da Bahia); “Rumos do agronegócio brasileiro” (João Martins da Silva Júnior – FAEB) e “Café: a força de uma nação” (Lúcio Araújo Dias – Cooxupé).  Também será apresentado seminário nacional da cafeicultura familiar pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA e Embrapa.

Na palestra “Avanços obtidos na produtividade e melhoria do café conilon no Brasil”, o pesquisador da Embrapa Café no Incaper, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, falará dos avanços tecnológicos que vêm proporcionando grande evolução da produtividade e da melhoria da qualidade do produto no Brasil. Segundo ele, a produção de conilon vem aumentando expressivamente no Brasil, como em boa parte dos demais países produtores do mundo, sobretudo nos últimos 10 anos devido às novas tecnologias desenvolvidos pela pesquisa.

Homenagens – Durante a solenidade de abertura do evento, serão homenageados entidades do agronegócio café: Conselho Nacional do Café – CNC, Associação Brasileira da Indústria do Café – Abic, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – Abics, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé, Instituto Agronômico – IAC e Embrapa Café.

O café na Bahia – De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (Jan/2014), a área total de produção de café no estado da Bahia é de pouco mais de 146 mil hectares, abrangendo três regiões produtoras: Cerrado, Planalto e região Atlântica. O Estado é o quarto maior produtor de café do Brasil, com previsão de aproximadamente 2 milhões de sacas para 2014.


Saiba mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café e a programação completa do 15º Agrocafé nos sites:

www.consorciopesquisacafe.com.br

www.sapc.embrapa.br

http://rdeventos.com.br/ev2014/agrocafe2014/

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Carolina Costa - MTb 7433/DF e Flávia Bessa - MTb 4469/DF

Contatos: 61 3448-1927 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.