SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil vai discutir os avanços da pesquisa cafeeira com o tema “Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios”, em Curitiba-PR, de 24 a 26 de junho

IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil vai discutir os avanços da pesquisa cafeeira com o tema “Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios”, em Curitiba-PR, de 24 a 26 de junho

E-mail Imprimir

O evento é realizado pelo Consórcio Pesquisa Café, sob a coordenação da Embrapa Café. Inscrições podem ser feitas pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br

Está se aproximando a realização do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, evento promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Esta edição será realizada no Centro de Convenções de Curitiba, no Paraná, de 24 a 26 de junho, e conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR.

Os temas e subtemas escolhidos retratam os avanços recentes da pesquisa cafeeira alinhados às oportunidades e desafios da cultura do café no País e no mundo. Na solenidade de abertura, será realizada conferência sobre "Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios". Oito painéis compõem a estrutura da programação do evento com os seguintes temas e subtemas: Cafeicultura de montanha (Práticas de manejo e Mecanização); Transferência de tecnologias na cafeicultura (Experiências de Minas Gerais, do Paraná e do Espírito Santo); Tendências do consumo de café (Mercado e tendências – enfoque nacional e internacional); Café conilon (Mecanização e Genética e melhoramento); Gestão sustentável da água na cafeicultura (Uso racional da água e Práticas conservacionistas para produção e reservação de água); Café e clima (Clima: diagnóstico e prognósticos para próxima década e Alterações Climáticas e a cafeicultura); Novas oportunidades de negócios (Projeto de Integração de Cafés Especiais e Agregação de qualidade ao café); e Indicações Geográficas: agregando valor ao produto (Experiência da Serra da Mantiqueira e do Norte Pioneiro do Paraná).

O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil terá, ainda, cinco sessões técnicas com os seguintes temas: Tolerância à seca e biotecnologia; Produtos de origem biotecnológica aplicados na cadeia produtiva do café; Os novos desafios da cafeicultura familiar brasileira; Nutrição equilibrada do cafeeiro e Opióides do café: identificação, caracterização e potenciais aplicações.

Serão também apresentados 256 trabalhos técnico-científicos por pesquisadores e estudantes de instituições consorciadas e demais parceiros da pesquisa cafeeira durante as duas sessões de pôsteres. Os trabalhos estão relacionados aos seguintes focos temáticos: agregação de qualidade ao café; agroclimatologia e fisiologia; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café; aprimoramento dos sistemas de cultivo; benefícios do café à saúde humana; desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café; genética, melhoramento e biotecnologia; manejo de pragas e doenças dos cafeeiros; mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; transferência de tecnologia e comunicação; e uso racional de água na cafeicultura.

O objetivo do Simpósio é apresentar resultados recentes das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café e ainda promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor.

Evento e inscrições - São esperados aproximadamente 1000 participantes dos diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café: pesquisadores, professores, estudantes, técnicos da extensão rural, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira. Até o momento, foram inscritos mais de 400 participantes.

As inscrições são gratuitas e darão acesso a todo o evento. Para se inscrever, acesse o site do evento: http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br . Veja também no site a lista dos hotéis indicados pela organização do evento.

Para saber sobre o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR, acesse:

http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.iapar.br/

http://www.emater.pr.gov.br/

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927

Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br