SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Modelo lógico da transferência de tecnologia é tema de livro lançado pela Embrapa

Modelo lógico da transferência de tecnologia é tema de livro lançado pela Embrapa

E-mail Imprimir

imagem-livro-ttO modelo será aplicado em projetos de reprodução de bovinos leiteiros e educação sanitária para produtores no Distrito Federal e em cafeicultores familiares do norte de Minas Gerais, entre outros

O Modelo Lógico da Transferência de Tecnologia no Contexto da Avaliação de Programas apresenta procedimento metodológico para promover a adoção de tecnologias pelo setor agropecuário. Esse modelo lógico visa orientar o planejamento, a implementação e a avaliação da Transferência de Tecnologia - TT por meio de diversos processos executados de forma sequencial. Trata-se de um modelo inovador que se utiliza de equipes multidisciplinares, formadas por especialistas das áreas agrárias e humanas, os quais se articulam para trabalhar de forma integrada e organizada, desde a fase da geração até as etapas de disponibilização e avaliação do uso das tecnologias.

O livro foi lançado como e-book no formato pdf pela Embrapa Cerrados e contou com a participação de técnicos do Departamento de Gestão de Pessoas – DGP da Embrapa, Embrapa Café e Universidade de Brasília – UnB. A publicação oferece subsídios para instituições de pesquisa, ensino e extensão que promovem a TT, como as universidades, Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária – Oepas e empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER. Clique aqui para acessar a publicação completa.

O modelo lógico na transferência de tecnologia engloba os processos da aprendizagem (aquisição de conhecimento e motivação para o uso das tecnologias geradas), adoção (uso da tecnologia) e impactos ou consequências do uso da tecnologia (econômicos, sociais e ambientais). A abordagem comportamental também é destacada na metodologia, pois permite o enriquecimento dos processos de TT, especialmente o de adoção, já que o uso de uma tecnologia é um comportamento humano.

A expectativa dos autores é que a metodologia se torne uma ferramenta de aplicação na área de TT, tornando as atividades mais precisas e eficientes. Na opinião do pesquisador da Embrapa Cerrados Francisco Rocha, um dos autores, para que o setor de TT tenha uma atuação mais estratégica, é necessário que se desenvolvam mais estudos como o proposto nessa publicação. Os demais autores do livro são Bartholomeu Tôrres Tróccoli, professor associado da Universidade de Brasília - UnB, Magali dos Santos Machado, analista do DGP da Embrapa, e Jamilsen de Freitas Santos, analista da Embrapa Café.

O diferencial desse modelo em relação aos procedimentos usuais, como ressalta o pesquisador, é servir de referência para uma nova forma de promover a transferência de tecnologia e avaliar os resultados de empresas de pesquisa no setor agropecuário. Além disso, a aplicação do modelo fornece feedback, por meio de avaliações, a pesquisadores e tomadores de decisão, como os gestores de centros de pesquisa e formuladores de políticas públicas.

"O modelo apresentado abre novas perspectivas de aplicação técnico-científica para a área de TT, em especial, por apontar caminhos que servem de base para estudos de monitoramento de toda a cadeia do processo de inovação tecnológica, desde a geração da tecnologia até seus impactos na sociedade", afirma. Com a utilização dos conhecimentos disponibilizados no livro, complementa Rocha, espera-se que ocorra uma mudança de paradigma, isto é, que o setor tenha importância estratégica e operacional.

Nessa abordagem, o modelo lógico foi utilizado no planejamento de atividades e seus respectivos efeitos no setor produtivo (resultados em curto, em médio e em longo prazo), a saber: projeto de educação sanitária para agricultores e consumidores do Distrito Federal, executado pela Embrapa Cerrados em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural- SEAGRI/DF; avaliação de resultados das vitrines apresentadas na AgroBrasília pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – Emater-DF e Embrapa Cerrados; projeto de condomínios de reprodução de bovinos leiteiros, em parceria da Embrapa Cerrados com a Emater-DF; e projeto de transferência de tecnologias para cafeicultores familiares da região norte de Minas Gerais, a ser executado pela Embrapa Cerrados em parceria com Embrapa Café e outras instituições. Assim, a metodologia apresentada pode ser aplicada em diferentes contextos para promover a TT em qualquer cultura agropecuária, inclusive no café.


E-book

O livro "Modelo Lógico da Transferência de Tecnologia no Contexto da Avaliação de Programas" está organizado em duas partes. A primeira, composta por quatro capítulos, apresenta os aspectos teóricos e orientadores do uso do modelo lógico na transferência de tecnologia. A segunda parte, também com quatro capítulos, é voltada à operacionalização do modelo e busca ajudar o leitor a compreender e aplicar a metodologia. Por fim, o anexo contém um conjunto de métodos e técnicas de transferência de tecnologias agrícolas relacionados à extensão rural.

O e-book completo pode ser obtido gratuitamente na página da Embrapa Cerrados e também no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café pelos links:

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/146728/1/rocha-01.pdf

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/publicacoes_tecnicas/rocha-01.pdf

 

Embrapa Cerrados

Texto: Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ) – Embrapa Cerrados e Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF) – Embrapa Café

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.