SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Produção mundial de café foi estimada em 167,2 milhões de sacas de 60kg

Produção mundial de café foi estimada em 167,2 milhões de sacas de 60kg

E-mail Imprimir

relatorio_oic_dezembo_2022Para o consumo global de café estimativa prevê 170,3 milhões sacas para o período de outubro de 2022 a setembro de 2023

A previsão total da produção e do consumo de café, em nível mundial, estimados para o período de 12 meses seguidos, especificamente de outubro de 2022 a setembro de 2023, tendem a se manter relativamente estáveis. Assim, neste contexto mundial da cafeicultura, a estimativa prévia da produção total para o período em referência foi calculada em torno de 167,2 milhões de sacas de 60kg, cujo volume físico, se confirmado, representará um ligeiro decréscimo de 2,1%, se comparado com as 170,83 milhões de sacas colhidas nos dozes meses compreendidos no período de outubro de 2021 a setembro de 2022.

Em contrapartida, o consumo mundial de café deverá atingir o equivalente a 170,3 milhões de sacas de café de 60kg, desempenho que representará um ligeiro crescimento de 3,3%, na mesma base comparativa anterior, haja vista que o período anterior teve um consumo global de 164,9 milhões de sacas. Dessa forma, o consumo mundial de café, caso tal dado se confirme, deverá suplantar o volume total da produção em aproximadamente 3,1 milhões de sacas de outubro de 2022 a setembro de 2023.

Merece ressaltar que os dados estatísticos do desempenho da cafeicultura mundial objeto desta análise constam do Relatório sobre mercado de Café – dezembro 2022, da Organização Internacional do Café – OIC,  documento disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

A OIC procede aos seus registros oficiais e avaliações da cafeicultura mundial considerando que o ano-cafeeiro compreende o período entre os meses de outubro a setembro, nas quatro grandes regiões cafeeiras do planeta: América do Sul, Ásia & Oceania, América Central & México e África. E ainda classifica os cafés da espécie Coffea arabica em três tipos: ‘Naturais Brasileiros’, ‘Suaves Colombianos’ e ‘Outros Suaves’; e, por fim, os cafés da espécie Coffea canefora em ‘Robustas’.

Conforme consta do Relatório da OIC, o qual está sendo objeto desta análise, no item “Exportações por grupos de café”, especificamente no mês de novembro de 2022, as exportações globais de grãos verdes, em nível mundial, totalizaram 9,21 milhões de sacas, volume físico que denotou um aumento de 10,8%, em relação às 8,31 milhões de sacas exportadas no mesmo mês do ano-cafeeiro anterior.

Em relação às exportações das quatro grandes regiões produtoras de café citadas anteriormente, exclusivamente no mês de novembro de 2022, convém destacar que as vendas para o exterior da América do Sul, de todas as formas de café, totalizaram 4,96 milhões de sacas de 60kg, número que representou um aumento de 4,7%, na comparação com o mesmo mês de 2021.

Em complemento, as exportações da Ásia & Oceania, que totalizaram 3,78 milhões de sacas em novembro de 2022, registraram um expressivo aumento de 19% se comparadas a novembro de 2021. Quanto às exportações de café do México & América Central, as quais a despeito de terem atingido apenas 0,41 milhão de sacas, registraram uma queda de 7,1%, na comparação com 0,45 milhão de sacas exportadas em novembro de 2021.

Complementando esta análise das exportações de café das quatro regiões produtoras, conforme constam do Relatório de dezembro 2022, da OIC, vale ressaltar que as exportações de café da África aumentaram 6,8%, ao totalizarem 1,09 milhão de sacas em novembro de 2022, caso tal performance também seja comparada com as 1,02 milhão de sacas exportadas em novembro de 2021.

Em relação às exportações de café solúvel, também em nível mundial, houve uma redução de 3,2% em novembro de 2022, ao totalizarem um volume físico equivalente a 0,97 milhão de sacas, na comparação com as vendas realizadas pelos países produtores, que foram de 1 milhão de sacas, na mesma base comparativa objeto desta análise.

Neste mesmo contexto, saliente-se que o Brasil, maior exportador de café solúvel, vendeu 270 mil sacas em novembro de 2022, seguido pela Índia que exportou 190 mil sacas, e Indonésia com um volume equivalente a 150 mil sacas vendidas ao exterior, em novembro de 2022.

Consulte a performance da cafeicultura em nível mundial no Relatório sobre o mercado de Café dezembro 2022, da OIC, o qual encontra-se disponível também no Observatório do Café, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/2022/dezembro/relatorio_oic_dezembro_2022.pdf

Confira a produção e o consumo dos demais países, divulgados pela OIC, no link:

https://www.ico.org/pt/new_historical_p.asp

Conheça todo o acervo de publicações da Embrapa Café e faça download gratuito dos arquivos pelo link:

https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Consócio Pesquisa Café – Conheça os Atos Constitutivos do Consórcio Pesquisa Café e o seu respectivo Regimento Interno:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/atos-constitutivos-e-regimentos


Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF

Thiago Cavaton – MTb 12941/DF