SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Embrapa lança curso na Internet sobre cafeicultura no Cerrado

Embrapa lança curso na Internet sobre cafeicultura no Cerrado

E-mail Imprimir

A Embrapa lança no dia 07 de março, em sua plataforma do e-Campo, na internet, o curso Cafeicultura no Cerrado. A capacitação com carga horária de 16 horas apresenta o panorama da cafeicultura no bioma Cerrado, com o objetivo de instruir os participantes nas melhores práticas para implantação e manejo do cafeeiro e na escolha das melhores cultivares disponíveis, de acordo com as microrregiões e as necessidades de produção.

O curso é oferecido na modalidade Ensino a Distância (EAD), assíncrono, com aulas ministradas por pesquisadores da Embrapa, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Fronterra. Para o chefe da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra, esta é uma oportunidade para quem quer produzir café no Cerrado ou para produtores da região que queiram obter novos conhecimentos e renovar a lavoura. “Também vão aproveitar bastante os técnicos agrícolas e da extensão rural, além de estudantes das áreas afetas à produção agrícola. Os conteudistas são altamente qualificados, trazendo informações de ponta, e o melhor, sem nenhum custo para o interessado. ”

A Capacitação é dividida em quatro módulos, com vasto material em vídeo. No primeiro módulo o pesquisador da Epamig Gladyston Carvalho explica o panorama atual da Cafeicultura no Cerrado. No módulo II, o pesquisador Vinícius Andrade, da mesma instituição, apresenta as cultivares recomendadas para esse bioma e seus principais atributos. O pesquisador da Embrapa Café, André Dominghetti, fala de forma bastante didática no módulo III como deve ser feita a implantação e o manejo inicial da lavoura cafeeira. E o último módulo capacita o inscrito em relação às novas tecnologias disponíveis para cafeicultura no Cerrado. As novidades são apresentadas pelo pesquisador Adriano Delly Veiga da Embrapa Cerrados e conta com a participação especial do pesquisador Giovani Voltolini da Fronterra.

O Café no Cerrado - O Bioma Cerrado é responsável por produzir cerca de 18% do café brasileiro, com uma área total de 341.256 ha, de acordo com o 1º levantamento realizado pela Conab para a safra 2023. A região   do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais é a mais representativa para a produção do Cerrado, com uma área total de 243.640 ha dedicados à cultura e com uma produção estimada em 6,2 milhões de sacas de 60 kg beneficiadas.

Serviço: 

Curso Cafeicultura no Cerrado 
Inscrições abertas e contínuas

Texto: Rose Lane César (MTb 2.978/DF)

Contatos para a imprensa
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (61) 3448-1551