SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Produção total de café no mundo deverá atingir volume físico equivalente a 174,3 milhões de sacas na safra 2023-2024

Produção total de café no mundo deverá atingir volume físico equivalente a 174,3 milhões de sacas na safra 2023-2024

E-mail Imprimir

sumario_executivo_agostoSafra brasileira estimada equivalerá a 31,4% da produção mundial, Vietnã (18%) e Colômbia (6,6%)

A produção de café da espécie Coffea arabica (café arábica), em nível mundial, prevista para a safra em curso de 2023-2024 foi estimada em um volume físico equivalente a 96,3 milhões de sacas de 60kg, performance que, caso se confirme, implicará aumento de 6,8% na produção global dessa espécie, na comparação com a safra do mesmo ciclo anterior.

Em complemento, com relação à safra da espécie Coffea canephora (café robusta+conilon), também em termos globais, prevista para o ano-cafeeiro 2023-2024, a qual foi estimada em 78 milhões de sacas de 60kg, volume físico caso também se confirme, representará um ligeiro decréscimo de 0,97% na comparação com a safra mundial do anterior 2022-2023 do C. canephora.

Assim, a safra total mundial de café estimada para o ciclo de 2023-2024, incluindo as duas espécies de cafés citadas, totalizará 174,3 milhões de sacas de 60kg, sendo que o C. arabica equivalerá a aproximadamente 55,5%, e, adicionalmente, a safra de C. canephora corresponderá a 44,5%, ambas em relação à safra global.

Com base nestes números do desempenho da cafeicultura mundial, no caso em pauta, das estimativas previstas para as duas espécies de café, C. arabica C. canephora, para a safra em curso 2023-2024, vale estabelecer um comparativo e assim destacar o desempenho dos três países maiores produtores de café do mundo, que são, respectivamente, BrasilVietnã Colômbia, cujas safras acumuladas corresponderão a 56% do total estimado em mundial.

Convém esclarecer que os dados e análises deste estudo da produção dos cafés das duas espécies (C. arabica e C. canephora), tanto do panorama interno como do externo, foram obtidos do Sumário Executivo do Café Agosto-2023, o qual é publicado e divulgado mensalmente pelo Departamento de Análise Econômica e Políticas Públicas, da Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa. E, ainda, que tal documento também está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café.

Assim, retomando o foco desta análise, obviamente com base nos dados do Sumário Executivo em pauta, constata-se que o Brasil, tradicionalmente o país maior produtor de café do mundo, cuja produção total prevista para a safra corrente, incluindo a soma das duas espécies, sendo 37,93 milhões de sacas de C. arabica, mais 16,81 milhões de C. canephora, totalizará 54,74 milhões de sacas, volume que equivalerá a 31,4% da safra mundial.

Na sequência, destaca-se o Vietnã, segundo país maior produtor de café em nível mundial, também incluindo as duas espécies, sendo que o C. canephora deverá ser responsável por ofertar 30,2 milhões de sacas, e, adicionalmente, a safra do C. arabica atingirá apenas 1,1 milhão de sacas dessa espécie, totalizando 31,3 milhões de sacas, as quais corresponderão a aproximadamente 18% da produção mundial.

E, por fim, como destaque neste ranking dos três países maiores produtores de café do mundo, vem a Colômbia, que produz apenas C. arabica, país que teve a sua safra estimada em 11,6 milhões de sacas, a qual corresponderá a um percentual de apenas 6,6% em relação à safra mundial acumulada das duas espécies.

Observatório do Café – Desenvolvido pela Embrapa Café tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos e informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados internos e externos, além de identificar possíveis trajetórias e demandas para o processo de inovação, bem como divulgar resultados das pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café.

Visite o site do Observatório do Café para ler na íntegra o Sumário Executivo do Café – agosto 2023 divulgado pela SPA/Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/2023/Agosto/Sumario_Cafe_agosto_2023.pdf

Conheça todo o acervo de publicações da Embrapa Café e faça download gratuito dos arquivos pelo link:

https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Consócio Pesquisa Café – Conheça os Atos Constitutivos do Consórcio Pesquisa Café e o seu respectivo Regimento Interno:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/atos-constitutivos-e-regimentos

Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF