SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Lançamentos e homenagens marcam 24 anos da Embrapa Café

Lançamentos e homenagens marcam 24 anos da Embrapa Café

E-mail Imprimir

Foto principalA Embrapa Café, uma das 43 unidades de pesquisa da Embrapa, celebrou o seu 24º aniversário em uma cerimônia que reuniu em Brasília, no dia 30 de agosto, empregados, representantes de instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, instituições governamentais e do setor produtivo. Com o slogan “há 24 anos fazendo parte dessa história”, o evento integrou as comemorações dos 50 anos da Embrapa, que ocorrem em todo país ao longo do jubileu de ouro da empresa. 

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, deu as boas-vindas aos presentes ressaltando que tem orgulho de ver o café do Brasil em outros países, e frisou que foi uma decisão acertada ter uma unidade na Embrapa para coordenar as pesquisas e articular com o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), que envolve o sistema estadual de pesquisa.

"É uma plataforma de cooperação entre todos os agentes e um modelo a ser seguido. Atualmente, enfrenta novos desafios impostos pelas exigências relacionadas à sustentabilidade e à rastreabilidade, de forma a valorizar e diminuir a desigualdade entre os produtores com novas tecnologias", enfatizou Massruhá. 

A governadora em exercício, Celina Leão, filha do embrapiano Abrãao Antônio Hizim, disse que se sente em casa, e sabe o que a Empresa significa para o Brasil. "Temos um agro antes e um outro pós Embrapa",  lembrou. "O Brasil sempre terá uma mola propulsora no agro, mas não funcionaria sem a Embrapa", acrescentou em seu discurso.

"A capacidade intelectual da Empresa mudou a tecnologia da agricultura não só no Brasil, mas  no mundo, e a Embrapa Café, com um programa tão específico,  é a construção do passado de um País criado com algumas monoculturas, como o café,   mas que se adaptou e melhorou, pois temos o melhor café e os melhores pesquisadores, finalizou Leão.  

Para o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, que participou da criação do Consórcio do Café, considera a pesquisa uma  parceria importante para construir uma política para a cultura com foco diferenciado.

Agradecendo a presença de todos, o  chefe-geral da Embrapa Café, Antônio Fernando  Guerra, ressaltando estar junto de pessoas que acreditam na vida e no futuro, fez uma apresentação do Programa Nacional do Café, política pública do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),   coordenada pela Embrapa.

Destaques

Durante a solenidade, foi lançada a 5ª edição do “Avança Café”, programa que tem por objetivo incentivar jovens universitários a criarem empresas no modelo startup para o desenvolvimento de soluções inovadoras para todo o ciclo de produção do café (da lavoura à xícara). O programa é promovido pela Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café e executado pelos Parques Tecnológicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o TecnoParq, e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o LavrasTec . As inscrições para essa edição já podem ser feitas pelo site

Outro destaque do evento foi o lançamento da publicação “Boas práticas agrícolas aplicadas à lavoura cafeeira para o estado de Minas Gerais”. O livro contou com a edição técnica do pesquisador Williams Ferreira e é assinado ainda por outros dois pesquisadores da Embrapa Café, além de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerai, e do Centro de Excelência do Café das Matas de Minas. A obra está disponível para download gratuito na seção “Publicações” do site da Embrapa Café, assim como outros nove títulos apresentados no evento por terem sido lançados ao longo do último ano. Clique aqui para conferir.

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações geradas pela Embrapa Café e pelo Consórcio Pesquisa Café, o site da Unidade foi totalmente remodelado para o novo padrão visual do portal da empresa na Internet. Além de ter sido enriquecido com novos conteúdos, com destaque para uma seção totalmente dedicada ao Consórcio Pesquisa Café, as informações do site foram atualizadas.

 

Homenagens

Foto principal 2

Outro ponto alto da comemoração foi a homenagem feita aos chefes que lideraram a unidade até o momento. Receberam a honraria o pesquisador aposentado Antônio de Pádua Nassif, primeiro chefe da Embrapa Café, que chefiou a Unidade entre a sua criação em 1999 até agosto de 2004. Ele foi sucedido pelo pesquisador Gabriel Bartholo, que chefiou a unidade em duas ocasiões, entre setembro de 2004 e início de 2008 e entre os anos de 2012 e 2018. Atualmente é bolsista do programa de retenção de talentos do Consórcio Pesquisa Café.

O pesquisador Aymbiré Fonseca, atualmente  aposentado, também foi homenageado por ter chefiado a unidade entre os anos de 2008 e 2010. Na sequência, a pesquisadora Mirian Eira, primeira e única mulher a chefiar a Unidade, até o momento, recebeu a homenagem pela liderança nos anos de 2010 e 2011. O pesquisador Paulo César Afonso Junior, também homenageado, foi o chefe-geral entre os anos de 2011 e 2012 e foi sucedido pelo atual chefe, Antonio Fernando Guerra.

Um pouco antes da solenidade, uma galeria de fotos desses gestores foi inaugurada na sede da Unidade.

Sobre a Embrapa Café 

Foi criada em 1999  com o objetivo de coordenar, formular, propor e orientar estratégias e ações de geração, desenvolvimento e transferência de tecnologia do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café – PNP&D/Café executado pelo Consórcio Pesquisa Café. A Unidade contribui ainda para a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do café, principalmente a partir de sua participação em colegiados no âmbito do Governo Federal.

A Embrapa Café mantém pesquisadores do seu quadro para, em parceria com os pesquisadores das entidades consorciadas, desenvolver e integrar projetos estratégicos de interesse do Consórcio Pesquisa Café, em áreas como biotecnologia, melhoramento genético do cafeeiro, fitotecnia, colheita e pós-colheita e geoprocessamento, entre outras.

Rose Lane César (MTb 2.978/DF)
Embrapa CaféContatos para a imprensa

Foto banco 2

Foto banco 3

Foto banco 4

Foto banco 5

Foto banco 6

Foto banco 7

Foto banco 8

Fotos: Claudio Bezerra Melo