SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Produção mundial de café foi estimada em 171,3 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2022-2023

Produção mundial de café foi estimada em 171,3 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2022-2023

E-mail Imprimir

relatorio_oic_outubro_2023Safra mundial será composta de 98,6 milhões de sacas que correspondem a 57,5% da espécie de Coffea arabica, e 72,7 milhões de sacas (42,5%) de Coffea canephora

A produção de café, em nível mundial, estimada para o ano-cafeeiro de outubro de 2022 a setembro de 2023, atingiu um volume físico total equivalente a 171,3 milhões de sacas de 60kg, performance que representa uma ligeira recuperação de 1,7%, na comparação com os mesmos doze meses do período anterior. Desse volume total da safra mundial, 98,6 milhões de sacas, que correspondem a 57,5%, são da espécie de Coffea arabica, e, adicionalmente, 72,7 milhões de sacas (42,5%) da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon).

Assim, neste mesmo contexto, visando estabelecer uma base comparativa entre a produção e o consumo mundial, verifica-se que o consumo global de café, no acumulado de doze meses, especificamente no ano-cafeeiro anterior de 2021-2022, que somou 175,6 milhões de sacas, registrará um ligeiro acréscimo de 1,6%, no ano ano-cafeeiro atual, haja vista que as estimativas indicam que o consumo atual totalizará o equivalente a 178,5 milhões de sacas de 60kg. Assim, caso tais números de fato se efetivem, o mercado mundial de café deverá passar por mais um ano previsto de déficit, pois o consumo global deverá suplantar a produção em torno de 7,2 milhões de sacas.

Antes de prosseguir com mais dados e números destas análises da performance da cafeicultura mundial, com destaque principal para o desempenho do ano-cafeeiro de outubro de 2022 a setembro de 2023, convém esclarecer que tal estudo tem como base e fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – outubro 2023, da Organização Internacional do Café - OIC, que está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Vale também informar e registrar que a Organização Internacional do Café – OIC considera e agrupa, nos seus respectivos relatórios e estudos em nível mundial, quatro grandes regiões produtoras de cafés: Ásia & Oceania, México & América Central, África e América do Sul. E ainda que o ano-cafeeiro da Organização abrange o período compreendido entre os meses de outubro a setembro, daí o fato de essa análise contemplar e destacar obviamente tal período, diferentemente do ano-cafeeiro de vários países produtores, inclusive do Brasil.

Com base nos dados do Relatório sobre o mercado de Café – outubro 2023, da OIC, merece destacar o volume de café exportado por essas quatro regiões produtoras, que atingiu a soma de 122,98 milhões de sacas de 60kg, o qual corresponde a aproximadamente 72% da produção mundial citada anteriormente.

Dessa forma, caso seja feita um ranking em ordem decrescente dessas exportações, no ano-cafeeiro de 2022-2023 em tela, constata-se que a América do Sul, que é e continuará sendo a maior região produtora de café do mundo, registrou um volume físico exportado equivalente a 50,59 milhões de sacas de 60kg, o qual corresponde a 41,1% do total dessas exportações.

E, na segunda posição do ranking, vem a Ásia & Oceania, cujas exportações totalizaram 43,56 milhões de sacas (35,4%). Na sequência desse ranking, destaca-se a região produtora do México & América Central, que vendeu um volume físico de café para países importadores correspondente a 15,3 milhões de sacas, performance equivalente a 12,4% do total vendido, seguida, obviamente, da África, na quarta colocação, com as exportações que somaram 13,53 milhões de sacas de 60kg, as quais equivalem a 11,1% do total de café vendido aos importadores no mundo no ano-cafeeiro 2022-2023.

Finalmente, merece também destacar que as exportações de café solúvel, no mesmo período em foco, conforme os dados da OIC, no acumulado de doze meses, atingiram um volume físico equivalente a 11,47 milhões de sacas de 60kg, e, adicionalmente, que o café torrado atingiu a cifra de apenas 750 mil sacas de 60kg.

Consulte a performance da cafeicultura em nível mundial no Relatório sobre o mercado de Café outubro 2023, da OIC, o qual encontra-se disponível também no Observatório do Café, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/2023/outubro/relatorio_oic_outubro_2023.pdf

Confira a produção e o consumo dos demais países, divulgados pela OIC, no link:

https://www.ico.org/pt/new_historical_p.asp

Conheça todo o acervo de publicações da Embrapa Café e faça download gratuito dos arquivos pelo link:

https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Consócio Pesquisa Café – Conheça os Atos Constitutivos do Consórcio Pesquisa Café e o seu respectivo Regimento Interno:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/atos-constitutivos-e-regimentos

 

Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF