SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Poda do Cafeeiro Arábica é o novo curso gratuito disponibilizado pela Embrapa Café

Poda do Cafeeiro Arábica é o novo curso gratuito disponibilizado pela Embrapa Café

E-mail Imprimir

poda_decote3A Embrapa Café lança no dia 18 de janeiro, quinta-feira, um novo curso gratuito sobre podas do cafeeiro arábica. Com carga horária de cinco horas, a capacitação está disponível na plataforma de aprendizagem virtual da Embrapa e-Campo e é ofertada de forma assíncrona, ou seja, o aluno escolhe o melhor horário para acessar o conteúdo e realizar as atividades, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.  Faça aqui a sua inscrição.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra, o curso foca na necessidade de levar ao conhecimento de produtores, agrônomos, agentes de assistência técnica e extensão rural atuantes na cafeicultura e estudantes de agronomia as melhores práticas para a poda do cafeeiro arábica. “Mesmo profissionais que já atuam há bastante tempo na cafeicultura podem se beneficiar com essa capacitação que, além de mostrar os aspectos fisiológicos e as finalidades dos diferentes tipos de podas, apresenta o correto manejo da lavoura após a realização da poda”, avaliou.

As aulas são ministradas pelo pesquisador da Embrapa Café, André Dominghetti Ferreira, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia. Ele adianta que o curso permitirá que o profissional conheça o conceito, as características e os equipamentos necessários à implementação das práticas de recepa; esqueletamento; e do desponte e decote nos cafeeiros da espécie Coffea arabica. “A poda do cafeeiro é uma prática que, se realizada corretamente, renova os ramos produtivos, adequa a arquitetura da planta para tratos culturais, favorece a luminosidade e aeração das lavouras, possibilitando a recuperação do potencial produtivo da lavoura”, exemplifica Ferreira.

Por ser uma capacitação de oferta contínua, o participante terá acesso ao curso por tempo indeterminado. Porém, sugere-se que seja concluído em até 10 dias, para uma maior efetividade da aprendizagem. Após a conclusão de todas as atividades propostas, o participante terá direito a um certificado. As inscrições devem ser realizadas acessando o link: Podas do Cafeeiro Arabica | Embrapa AVA.

Curso Cafeicultura no Cerrado – Continuam abertas as inscrições para o curso “Cafeicultura no Cerrado”, que já instruiu mais de duas mil pessoas. O curso apresenta o panorama da cafeicultura no bioma Cerrado e capacita os participantes nas melhores práticas para implantação e manejo do cafeeiro e na escolha das melhores cultivares disponíveis, de acordo com as necessidades de produção. Apesar do enfoque no bioma Cerrado, os conhecimentos apresentados são válidos para as demais regiões cafeeiras. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui. As matrículas para esse curso devem ser realizadas pelo endereço eletrônico: https://e-campo.sede.embrapa.br/curso/cafeicultura-no-cerrado.

Texto: Rose Lane César (MTb 2978/DF)