SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » ABIC realiza live no Dia Internacional da Mulher para lançar Comitê ABIC Mulheres do Café

ABIC realiza live no Dia Internacional da Mulher para lançar Comitê ABIC Mulheres do Café

E-mail Imprimir

AbicLançamento da iniciativa acontecerá no dia 08 de março, às 17h, por meio de uma live no Instagram da Associação

Com o intuito de promover e fortalecer o empreendedorismo feminino na indústria cafeeira e trazer visibilidade à atuação das mulheres no setor, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou o Comitê ABIC Mulheres do Café, destinado a transformar o setor em um ambiente cada vez mais equitativo, inclusivo e colaborativo. O lançamento do Comitê será no dia 08 de março, às 17h, no perfil da ABIC no Instagram (@abiccafe).

O evento será mediado por Renata Silva, comunicadora especialista em café e analista da Embrapa Alimentos e Territórios, e contará com as participações de Anna Carolina Viana, Diretora Executiva do Café Moinho Fino e Vice-Presidente de Planejamento e Exportação da ABIC, Patrícia Parente, CEO do Café Náuas, e Raquel Meireles, Diretora Executiva do Café Varietal.

A ideia da criação do Comitê surgiu da necessidade de realizar iniciativas para essa população, desenvolver a liderança de mulheres no café e, ainda, impactar e envolver todos do setor, inclusive, os homens, que precisam ser aliados da equidade de gênero.

Dados do Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, em um universo de 5,07 milhões de estabelecimentos rurais, 4,11 milhões (81,3%) eram geridos apenas por homens. A presença de mulheres com alguma função de gestão do negócio foi verificada em apenas 946 mil propriedades, o equivalente a somente 18,7% do total.

Objetivos do Comitê ABIC Mulheres do Café

  • Desenvolver competências por meio da oferta de cursos e workshops que abordem temas como gestão de negócios, divisão de gênero, marketing, finanças, sustentabilidade e inovação;
  • Criar conexões e facilitar o networking entre mulheres empreendedoras do café, promovendo a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades de negócios, bem como estabelecer parcerias estratégicas com outras organizações, instituições e empresas do setor;
  • Dar visibilidade ao trabalho das mulheres empreendedoras do café, destacando as suas histórias de sucesso, conquistas e contribuições para o desenvolvimento do setor;
  • Viabilizar o acesso às informações, tecnologias e recursos que promovam a produção de café de alta qualidade, agregando valor aos produtos e fortalecendo a reputação das empreendedoras no mercado.

“A criação do Comitê ABIC Mulheres do Café reflete o compromisso da Associação em promover um setor cafeeiro mais equitativo e inclusivo. Nosso objetivo é fortalecer o empreendedorismo feminino na cadeia do café, oferecendo oportunidades de capacitação para os negócios, além de ampliar a conexão e a visibilidade de mulheres empreendedoras. Juntos, vamos transformar o café em um ambiente mais colaborativo e igualitário", comenta Mônica Pinto, Gerente de Marketing da ABIC.

CDPC: A ABIC faz parte do Conselho Deliberativo da Política do Café (Decreto Nº 10.071), do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, como representante da iniciativa privada, assim como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Conselho Nacional do Café – CNC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS e Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé.

 

Serviço

Live de lançamento do Comitê ABIC Mulheres do Café

Data: 08/03

Horário: 17h

Plataforma: Instagram da ABIC - @abiccafe

 

Assessoria de Imprensa da ABIC | Usina da Comunicação

Claudia Abreu Campos | 21 9-9299-8411 |  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Iron Ferreira | 21 9-95964817 |  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.