SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Contando Ciência na Web da Embrapa comemora um ano

Contando Ciência na Web da Embrapa comemora um ano

E-mail Imprimir

CCW_pqnEm comemoração ao primeiro ano do site Contando Ciência na Web, a Embrapa levou estudantes do ensino fundamental à Fazenda Sucupira, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no último dia 25 de maio, para as crianças aprenderem sobre clonagem de animais, o risco de extinção da fauna e conheceram de perto uma planta de café.

O pesquisador Anísio Diniz, da Embrapa Café, unidade que coordena as pesquisas do Consórcio Pesquisa Café, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentou duas importantes estruturas morfológicas de um pé de café: as raízes e as folhas. O pesquisador destacou as folhas, conhecidas também por “fábrica” das plantas, onde ocorre o processo de fotossíntese. “O correto preparo do solo por ocasião do plantio com aração, gradagem, correção da acidez e adubação dos sulcos de plantio irá influenciar no desenvolvimento do sistema radicular para a absorção de nutrientes e água. Essas características, além de influenciar nos processos da nutrição, armazenamento e disponibilidade de água, facilitam a fixação das plantas no solo e favorecem o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular em profundidade e em área”, explica.

A técnica da Embrapa Informação Tecnológica, Maria Regina Fiuza, explica que o site é uma ferramenta que pode auxiliar os alunos nos conteúdos escolares e a visita à Fazenda Sucupira permitiu que eles pudessem se aproximar dos animais, conhecer como funciona o sistema de uma planta de café e outras pesquisas agrícolas.

Expedito Luiz Ribeiro, gerente da Fazenda Sucupira, conta que as visitas são uma forma para que as crianças, além de conhecerem os animais de perto, aprendam de onde vem o alimento e, principalmente, respeitem o meio ambiente. “É uma importante ferramenta para que os estudantes conheçam o trabalho da Embrapa, as pesquisas desenvolvidas e suas aplicações no nosso dia-a-dia”, pontua.

Ramon Augustus de Lima, do Departamento da Administração e Finanças (CCG-DAF), conta que levou o sobrinho, Humberto Neto de 6 anos, porque ele adora bichos, além do mais, a visita é fundamental para despertar o conhecimento científico nas crianças. E, também, é uma oportunidade para que as crianças não fiquem presas somente em sala de aula, mas que ampliem o seu universo cognitivo.

Além da aula de ciências, as crianças e jovens participaram de jogos e desafios sobre o Bioma Cerrados, promovido pela Embrapa Cerrados, e de outras atividades lúdicas desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças, Embrapa Produtos e Mercado e a Embrapa Informação Tecnológica. Ao final do evento foi realizado um concurso de desenhos e o vencedor receberá um livro infantojuvenil editado pela Embrapa. A escola da criança ganhará um kit com 10 publicações da Empresa.

Resultados do primeiro ano do site – O site infantojuvenil Contando Ciência na Web foi lançado em 2011, sob a coordenação da Embrapa Informação Tecnológica e conta com a parceria das 45 Unidades da Embrapa. Nesse período, o CCWeb tem sido utilizado por escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo o País, entre as quais escolas inclusivas, em apoio às aulas e atividades extracurriculares de ciências e em projetos de educação ambiental. O site foi também apresentado em todo o Brasil durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 e avaliado por educadores responsáveis pela publicação da revista Mestre de Educação. O site Contando Ciência na Web atinge em média 5 mil acessos por mês, no Brasil e no exterior.

Conheça mais sobre o site Contando Ciência na Web, acesse www.embrapa.br/contandociencia.

As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com o apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé/Mapa).

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Higor Sousa Silva (MTb 9684/DF) e Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Fone: (61) 3448-4566
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br