SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Instituto Agronômico do Paraná abre inscrições para Mestrado em Agricultura Conservacionista

Instituto Agronômico do Paraná abre inscrições para Mestrado em Agricultura Conservacionista

E-mail Imprimir

O Instituto Agronômico do Paraná – Iapar está com inscrições abertas até o dia 10 de dezembro para o Mestrado em Agricultura Conservacionista, o primeiro em nível de pós-graduação do Instituto. Estão sendo oferecidas 21 vagas distribuídas em três áreas de concentração do curso: Manejo conservacionista dos recursos naturais; Produção e proteção vegetal e Genética, melhoramento e biotecnologia vegetal. O Iapar é instituição fundadora e participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de ciências agrárias e áreas afins em agricultura conservacionista, prioritariamente pesquisadores, visando a contribuir para uma agricultura mais produtiva e sustentável no Brasil, garantindo a renda dos agricultores sem agredir o meio ambiente e preservando os recursos produtivos para as gerações futuras. “Formar pessoas com mais consciência de como produzir com eficiência e qualidade, ou seja, de forma culturalmente aceitável, socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente sustentável, resultará em um diferencial de qualificação para o estudante, assegurando também a competitividade do setor agrícola paranaense e brasileiro”, adianta o diretor adjunto de pesquisa, Augusto Guilherme Araújo.

O ingresso da instituição na área acadêmica não é exatamente uma novidade, mas a formalização de um trabalho amadurecido no dia a dia há cerca de 40 anos. “O Iapar sempre foi seguido de perto pelas universidades e pelo conhecimento acadêmico. Recebemos dezenas de estudantes de mestrado e doutorado e pesquisadores para compor teses e pesquisas conjuntas e agora teremos autonomia para sermos uma instituição acadêmica independente”, diz Araújo. Segundo avalia o diretor do Iapar, Florindo Dalberto, a abertura do mestrado permitirá captar mais recursos para bolsas e pesquisas científicas e ampliar ainda mais os conhecimentos produzidos pelo instituto. “A pós-graduação nos forçará a criar redes para trocar conhecimentos, experiências em laboratórios e tecnologias com outros centros”, diz o engenheiro.

Agricultura conservacionista - O crescimento populacional e do consumo pressiona a exploração dos recursos naturais produtivos. Essa situação é agravada pelo cenário de mudanças climáticas. Assim, o desenvolvimento de pesquisas na linha de Agricultura Conservacionista é fundamental para a busca da sustentabilidade social, econômica e ambiental. A agricultura conservacionista é aquela cujos princípios são a cobertura permanente, o revolvimento mínimo do solo e a rotação de culturas de forma a evitar a erosão e recuperar propriedades físicas e químicas do solo. De maneira geral, essas práticas visam a conservar ou a recuperar as propriedades químicas e físicas do solo, de modo a evitar erosão, conservar matéria orgânica e umidade do solo.

Tradição em pesquisa e extensão se alia ao ensino - Historicamente, o Iapar atua na geração de conhecimento científico e tecnológico direcionado para o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis e compatibilizados com o uso racional de insumos agrícolas. Diversos projetos de pesquisa e programas de ação foram implementados nos últimos 40 anos, em que foram definidas tecnologias que mudaram a face da agricultura paranaense e contribuíram para tornar o Paraná um dos mais importantes estados agrícolas do país. Atualmente, há 14 programas de pesquisa são desenvolvidos atualmente pelo Iapar. Nesses programas, figuram 252 projetos de investigação científica com mais de 600 experimentos de campo espalhados pelo estado.

Mais informações pelo telefone 43 3376-2153 e pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ainda no site do Iapar (www.iapar.br).


Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e (61) 3448-1927
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br

Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br