SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Embrapa e Cooxupé: parceria leva tecnologias do Consórcio Pesquisa Café à Femagri

Embrapa e Cooxupé: parceria leva tecnologias do Consórcio Pesquisa Café à Femagri

E-mail Imprimir

Guaxupé, no sul de Minas Gerais, é palco de um dos principais eventos com foco nas novas soluções de mecanização e, consequentemente, aumento da produtividade das lavouras cafeeiras: a 12ª Femagri - Feira de Máquinas, implementos e insumos agrícola, que ocorre de 13 a 15 de março com o tema “Manejo mecanizado, gerando resultados”. A Embrapa Café, gestora do programa de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, marca presença no evento com estrutura demonstrativa do Sistema de Limpeza de Águas Residuárias – SLAR, desenvolvida também pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural – Incaper e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig.

A tecnologia, de baixo custo, atende do pequeno ao grande produtor, especialmente os de economia familiar. Além disso, possibilita que seja dado destino correto para as águas residuárias do processamento do café. Segundo o coordenador de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, o público está aprovando a tecnologia. “É um sistema muito eficiente para o aproveitamento da água e acessível a pequenos produtores por seu baixo custo de implantação, além de ser de fácil execução”.

Para o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, a parceria é o segredo do sucesso. “Entendemos que essas ações vão contribuir para o desenvolvimento da cafeicultura na região, o que está em consonância com os objetivos do Consórcio Pesquisa Café e da Embrapa Café”, afirma o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo.


Sobre o evento e a Cooxupé - A FEMAGRI 2013, feira organizada pela Cooxupé -  cooperativa que conta com mais de 11 mil produtores de café, 96% deles e pequenos produtores - cresce 40% em relação a 2012 e tem público estimado de 20 mil pessoas. Este ano, são 141 estandes montados com as principais empresas do setor, palestras de especialistas em solo, fazenda experimental para simulações e demonstrações de propriedades e espaços exclusivos voltados para as crianças e mulheres.

“A FEMAGRI é um importante ponto de encontro do produtor, por isso a cooperativa tem uma constante preocupação em investir na qualidade do evento, para que o cooperado se identifique com as novas propostas e se sinta em casa”, conta o presidente da cooperativa, Carlos Paulino da Costa.

Consórcio Pesquisa Café - Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Fone: (61) 3448-1927
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br