SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Consórcio Pesquisa Café seleciona projetos de pesquisa

Consórcio Pesquisa Café seleciona projetos de pesquisa

E-mail Imprimir

As pré-propostas devem ser enviadas por meio informatizado até 1º de maio

A Embrapa está recebendo, por meio da Chamada 02/2013 do Programa Pesquisa Café, propostas para apoio financeiro a projetos de PD&I em áreas estratégicas de acordo com os objetivos do programa de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café e regras do Sistema Embrapa de Gestão – SEG. As instruções e documentações pertinentes a esta chamada estão disponíveis na página do Consórcio Pesquisa Café, submenu http://www.sapc.embrapa.br/chamada/chamada.php.

Nessa chamada, as áreas priorizadas são “Sustentabilidade da cafeicultura de montanha”, “Mão de obra escassa e de alto custo”, “Estresses bióticos e abióticos”, “Qualidade e Marketing para rentabilidade” e “Deficiência dos processos de transferência de tecnologia”, cujas propostas deverão ser direcionadas para um dos macroprogramas que estruturam o SEG da Embrapa: Competitividade e Sustentabilidade - Macroprograma 2; Desenvolvimento Tecnológico Incremental do Agronegócio - Macroprograma 3; Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial - Macroprograma 4.

Essa seleção de projetos compõe uma estratégia de fortalecimento da cafeicultura e do novo sistema de governança do Consórcio Pesquisa Café (confira na publicação Documentos 9) e foi elaborado a partir dos resultados do Workshop Fortalecendo a Rede com Novos Projetos do Consórcio Pesquisa Café (confira em Documentos 11). “O objetivo é viabilizar ações e soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento científico-tecnológico do agronegócio café no Brasil, com competitividade e lucratividade do setor pelo aumento da produtividade, redução de custos e transferência da tecnologia e produtos gerados no âmbito do Consórcio”, informa o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo.

Prazos - O edital é composto por duas fases: pré-proposta e proposta. A data-limite para envio de pré-propostas via sistema informatizado é 1º de maio, sendo divulgados os resultados das análises até 31 de maio. As pré-propostas selecionadas deverão ser transformadas em propostas e enviadas até 1º de julho. A divulgação dos resultados das análises das propostas será feita até 31 de julho e a incorporação de sugestões até 30 de agosto. O resultado final será divulgado até 16 de setembro.

Normas gerais – As pré-propostas e propostas poderão contemplar o desenvolvimento de projetos relativos a uma ou mais linhas de pesquisa, cuja vinculação seja associada a quaisquer das áreas prioritárias, e devem ser enviadas exclusivamente por seu respectivo líder e com o devido conhecimento do coordenador institucional. As informações de cada pré-proposta e/ou proposta elaborada exclusivamente no padrão dos formulários próprios deverão ser preenchidas eletronicamente mediante as instruções disponibilizadas na página da chamada. Podem submeter propostas de projetos de PD&I a essa chamada, na qualidade de Líder de Projeto, pesquisadores das instituições parceiras do Consórcio Pesquisa Café, com vinculação formal a qualquer de suas unidades de Pesquisa.

necessidade de pré-cadastramento de todos os membros do projeto (líder, responsáveis por Planos de Ação, responsáveis pelas atividades, colaboradores e consultores), assim como de suas instituições, antes da submissão de pré-propostas. As informações para cadastramento estão disponíveis no site do Consórcio Pesquisa Café.

Valores e despesas - O valor indicativo para o orçamento anual dos projetos dessa chamada é de R$ 150.000,00 por ano para projetos dos macroprogramas “2 - Competitividade e Sustentabilidade” e “4 - Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial” com vigência máxima de 48 (quarenta e oito) meses. E de R$ 100.000,00 por ano para projetos do macroprograma 3 - Desenvolvimento Tecnológico Incremental com vigência máxima de 24 (vinte e quatro) meses.

Poderão ser apoiadas despesas de custeio como passagens e diárias de viagens; insumos técnicos e materiais de consumo; treinamentos de curta duração, participação em congressos nacionais e eventos similares (inscrição, passagens, diárias); contratação de serviços de terceiros (pessoa jurídica e pessoa física). E ainda despesas adicionais com bolsas e auxílio do Consórcio em até 25% do valor total do projeto.

Consórcio Pesquisa Café - Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF, com informações da Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento
Fone: (61) 3448-1927
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br