SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Minas Gerais promove maior feira de café do País

Minas Gerais promove maior feira de café do País

E-mail Imprimir

Três Pontas sedia a Expocafé no período de 11 a 14 de junho

Considerada a maior feira do agronegócio café no Brasil e uma das principais difusoras de tecnologias no segmento, a Expocafé começa nesta terça-feira, dia 11 de junho, em Três Pontas (MG) e vai até o próximo dia 14. A feira será realizada na Fazenda Experimental do município e é organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Universidade Federal de Lavras – Ufla, ambas instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. A expectativa é de que 25 mil pessoas visitem o evento.

Em sua 15ª edição, a Expocafé representa uma grande oportunidade de estímulo ao empreendedorismo, constituindo-se em espaço propício para a realização de contatos, efetivação de parcerias e ampliação de negócios, bem como para despertar o espírito empresarial dos visitantes. “O evento é ideal para a disponibilização de soluções tecnológicas para o agronegócio café e para a expansão das divisas comerciais, por meio da geração de negócios e parcerias interinstitucionais, da potencialização do trabalho dos pequenos, médios e grandes produtores de café e geração, ampliação e diversificação de negócios já existentes”, explica a pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig, Vanda Cornélio.

Ações para 2013 - Segundo Vanda, durante o evento uma equipe de pesquisadores da Epamig vai colher dados e avaliar a eficácia de várias ferramentas de comunicação rural que têm o objetivo de difundir e transferir as tecnologias relativas à cafeicultura no Sul de Minas. Além disso, com o apoio do Consórcio Pesquisa Café, haverá pesquisa com os produtores para verificar como avaliam a feira, perfil do setor produtivo, demanda de pesquisa etc. “A ação pretende avaliar a importância do evento para a difusão de tecnologias. O resultado fornecerá diretrizes importantes para novos projetos”, explica.

A exposição recebe representantes dos diferentes elos da cadeia produtiva e conta com programação que inclui dinâmicas de campo, cursos e palestras técnicas realizadas pelos expositores, além do Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Esse evento, em sua quarta edição, antecede a abertura da Expocafé e é uma oportunidade para o intercâmbio de informações sobre tecnologias e produção mecanizada. O Simpósio reúne pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores de diversos estados brasileiros para discussão de assuntos como mecanização, características de cultivares, plantas daninhas, entre outros temas.

Toda a programação poderá ser conferida no link : http://epamig.br/expocafe/

Cafeicultura na região – Três Pontas está localizado a cerca de 300 km de Belo Horizonte, na região Sul de Minas Gerais. A cafeicultura é a principal atividade econômica do município. O clima ameno e as condições de relevo contribuíram para que o município se tornasse um dos maiores produtores de café no Brasil. São cerca de 70 milhões de cafeeiros plantados, fazendo da cidade uma das maiores produtoras do País. Cerca de 75% da produção é comercializada pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas - Cocatrel. Além das lavouras de café, o município possui também indústrias de pequeno e médio porte para a produção de fertilizantes, máquinas agrícolas, produtos de serralheria, panificadoras e alambiques.

Avanços da cafeicultura no Brasil – Segundo o Informe Estatístico do Café - Dcaf/Mapa - a produção e a produtividade do café, em 1997, quando da criação do Consórcio Pesquisa Café, era de 2,4 milhões de hectares de área cultivada, com produção de 18,9 milhões de sacas de 60kg e produtividade de 8,0 sacas/hectare. Passados 16 anos, em 2013, de acordo com o segundo levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (maio/2013), com praticamente a mesma área cultivada – 2,3 milhões de hectares - o País deverá produzir 48, 5 milhões de sacas, com uma produtividade de 23,8 sacas/ha.

Consórcio Pesquisa Café – Criado em 1997, congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF e Gabriela Coelho MTb 9396/DF, com informações da Epamig
Cotatos: (61) 3448-1927 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br