SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Universidade Federal de Lavras promove debate sobre cafeicultura e biodiversidade

Universidade Federal de Lavras promove debate sobre cafeicultura e biodiversidade

E-mail Imprimir

A relação entre biodiversidade e cafeicultura foi o tema de uma das seis planárias do Simpósio Internacional de Biodiversidade, realizado na Universidade Federal de Lavras - Ufla de 2 a 4 de setembro. Na terça-feira (3), melhoristas renomados das principais regiões produtoras de café apresentaram a aplicação da biodiversidade nos programas de melhoramento genético de café em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Ufla é uma das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.

O evento contou com a participação do professor Andre Charrier, da Ecole Nationale Superieure Agronomique de Montpellier e pesquisador do Institut de Recherche pour le Développement - IRD. Referência em melhoramento genético do cafeeiro, Charrier apresentou resultados de pesquisas para a descoberta de novas espécies de Coffea, principalmente na África e Madagascar. Citando a existência de 124 espécies de Coffea, comentou que conhecemos ainda pouco de todo o café selvagem existente no mundo.

Ao apresentar a variabilidade genética nas espécies cultivadas e selvagens, o pesquisador fez um alerta para o risco de os programas de melhoramento andarem em descompasso com a velocidade com que as florestas que abrigam espécies selvagens são destruídas.

Para ampliar o número de acessos nos bancos de germoplasma brasileiros, Charrier sugere aos pesquisadores identificarem a relevância de determinada espécie para seus programas e a buscarem a associação em grupos de pesquisas interinstitucionais e internacionais. Hoje, o IRD mantém parcerias de pesquisas com instituições como o Instituto Agronômico de Campinas - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar e Embrapa Café, todas instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café.

Biodiversidade nos Estados - O pesquisador do Consórcio Pesquisa Café, Luiz Carlos Fazuoli (pesquisador aposentado do IAC), apresentou a cafeicultura no Estado de São Paulo, reforçando que mais de 90% das lavouras paulistas, dispersas em 200 mil hectares, são da variedade Mundo Novo e Catuaí. Ele destacou que existe uma gama de cultivares promissoras, mas que não são adotadas e não chegam ao campo.

Problema semelhante ao enfrentado em Minas Gerais, como apontou o pesquisador da Epamig e um dos mais conceituados melhoristas do Estado, Antônio Alves Pereira. Coordenador do Banco de Germoplasma de Café da Epamig, em Patrocínio, com 1576 acessos, Tonico, como é conhecido entre seus pares, comenta que depois do Catuaí, que significa “muito bom”, tornou-se difícil atrair a atenção dos cafeicultores para outras cultivares, desenvolvidas por diferentes instituições e ainda pouco aproveitadas.

Já no Estado do Paraná, o uso diversificado de cultivares é questão de sobrevivência. Segundo o pesquisador Tumoru Sera, do Iapar, o programa de melhoramento paranaense utilizou materiais provenientes de outros estados para o desenvolvimento de 14 cultivares que tem atendido de forma satisfatória os cafeicultores. Com problemas de chuva durante a colheita, torna-se necessário o plantio de variedades com diferentes estágios de maturação para reduzir o risco e o custo de produção com infraestrutura e mão de obra.

Café robusta de qualidade - Contrário ao pensamento de que todo café robusta tem baixa qualidade de bebida, o pesquisador Romário Gava Ferrão, do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural - Incaper, também instituição consorciada, apresentou as especificidades do programa de melhoramento no Espírito Santo que, em apenas 28 anos, foi capaz de promover um aumento de mais de 300% na produtividade das lavouras, saindo de 8 para 34 sacas/ha.

Vencido o desafio da produtividade, o programa de melhoramento agora tem como foco o uso da variabilidade genética para a identificação de materiais promissores no quesito qualidade e em compasso com as demandas da indústria. Entre os desafios do estado, está o desenvolvimento de tecnologias para aprimorar o manejo da irrigação e de maquinários que permitam a colheita mecanizada.

Biodiversidade e sistemas de produção - O pesquisador do IAC Oliveiro Guerreiro Filho apresentou um modelo de aplicação e uso da biodiversidade no desenvolvimento de novas variedades de café, em especial, no manejo de pragas como o bicho mineiro. Questionado sobre novas variedades, Guerreiro disse que existe a previsão de uma variedade com baixo teor de cafeína estar disponível para o plantio comercial em 2015.

O coordenador técnico estadual da Emater-MG, Julian Silva Carvalho, apresentou a biodiversidade em sistemas de produção integrados de café no Brasil, com ênfase no Programa Certifica Minas Café, que promove e incentiva a sustentabilidade da produção no Estado.

A plenária Cafeicultura e Biodiversidade teve a coordenação dos professores de cafeicultura da Ufla Antônio Nazareno Guimarães Mendes e Rubens José Guimarães, com o apoio do Núcleo de Estudos em Cafeicultura – Necaf.

Na quarta-feira (4), os participantes da Plenária fizeram uma visita técnica à Fundação Procafé, em Varginha, e em uma grande fazenda de café de Alfenas. Na quinta-feira (5), o grupo visitou mais quatro fazendas de café na região.

Consórcio Pesquisa Café - Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. A importância do Consórcio vai muito além do desenvolvimento de tecnologias. A atuação desse arranjo de instituições de pesquisa e ensino brasileiras contribuiu para que o Brasil alcançasse o topo da produção mundial, abastecendo um terço da demanda de café, gerando mais desenvolvimento econômico e social para o País. O Consórcio Pesquisa Café tem um papel fundamental na manutenção da cadeia produtiva do café investindo no agronegócio e trazendo resultados para a agricultura brasileira. Foi criado por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

 

Texto: Cibele Aguiar - MTb 06097/MG, da Assessoria de Comunicação da Ufla

Contato: 35 38295197 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.