SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Araguari promove anualmente maior Feira Nacional de Irrigação da Cafeicultura

Araguari promove anualmente maior Feira Nacional de Irrigação da Cafeicultura

E-mail Imprimir

Fenicafé reúne cerca de 20 mil interessados no agronegócio café

logo_fenicafe_sitePesquisadores, produtores, empresários da agroindústria, profissionais do agronegócio e estudantes estarão reunidos na Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé 2014, a maior feira de irrigação e tecnologia para a cadeia produtiva cafeeira, a ser realizada de 18 a 20 de março, em Araguari. O evento congrega três grandes encontros: Simpósio de Pesquisa de Cafeicultura Irrigada, Feira de Irrigação de Café do Brasil e Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado. A organização é da Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA, com apoio da Embrapa Café, do Consórcio Pesquisa Café, da Universidade de Uberaba - Uniube e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, entre outros. ­

Com um público médio de 20 mil pessoas vindas de mais d­e 100 cidades brasileiras, e com aproximadamente noventa expositores de produtos e serviços voltados ao setor e volume de negócios superior a 28 milhões de reais, a feira é uma excelente oportunidade de atualização e geração de negócios.

Dos vários temas que serão apresentados, muitos contemplam tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, como “Inovações na Poda do Cafeeiro” – palestra apresentada pelo especialista em café Roberto Antonio Thomaziello; “Inovações nas tecnologias de aplicação de defensivos para controle de pragas e doenças” – palestra apresentada pelo pesquisador do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (IAC) Hamilton Humberto Ramos; “Como irrigar o café em condições de escassez de água” - palestra apresentada pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade de Uberaba (Uniube), André Luís Teixeira Fernandes, e “Novidades da Pesquisa Cafeeira” – palestra apresentada pelo Engenheiro Agrônomo da Fundação Procafé José Braz Matiello. Serão apresentados também workshops “Qualidade do Café – aspectos técnicos” e “Qualidade do Café – mercado internacional”.

Segundo o professor da Uniube e organizador do evento, André Fernandes, um importante fórum de debates também é parte da programação do evento. “Serão discutidas as consequências da seca na produção atual e futura de café nas principais regiões cafeeiras do Brasil. Estarão presentes especialistas e lideranças do Sul de Minas Gerais, Norte de Minas Gerais, Bahia, Paraná, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Mogiana Paulista e Alta Paulista, que ajudarão a debater e a entender as consequências dos veranicos na produtividade e qualidade do café”, completa André.

O evento já é referência nacional e internacional para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para a crescente adoção dessa tecnologia no Brasil. De acordo com André Fernandes, em 1995, havia pouco mais de 5 mil hectares de café irrigado no país. Hoje, 19 anos depois, já são 260 mil hectares – que equivalem a pouco mais de 10% da área cultivada no Brasil.

A Fenicafé contará com a participação do gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, do gerente adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra e pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café vinculados a Universidade de Uberaba – Uniube, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Fundação Procafé e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, entre outras instituições.

O café em Minas Gerais – O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo responsável por mais de 30% da produção. De acordo com a Conab (Janeiro/2014), Minas Gerais possui o maior parque cafeeiro do país (aproximadamente um milhão de hectares), respondendo por mais de 51% da produção nacional. Segundo o professor André Fernandes, da Uniube, o café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro, vendido para mais de 60 países. “Atualmente, apenas 10% do café do Brasil é irrigado, tecnologia que alia produtividade a qualidade. O resultado desse trabalho é que o agronegócio café em Minas Gerais gera mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos, o que mostra sua importância não só econômica, mas também social para o Brasil. O café mineiro é produzido em 80 mil propriedades rurais de 682 municípios, muitos dos quais tem suas receitas dependendo quase que exclusivamente do café”, explica Fernandes.

Saiba mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café e a Fenicafé nos sites:

www.consorciopesquisacafe.com.br

www.sapc.embrapa.br

http://www.fenicafe.com.br/

 

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Carolina Costa - MTb 7433/DF e Flávia Bessa - MTb 4469/DF

Contatos: 61 3448-1927 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.