SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Revista científica da cafeicultura, Coffee Science, tem novas edições

Revista científica da cafeicultura, Coffee Science, tem novas edições

E-mail Imprimir

Entre os destaques, a simulação de estoque de carbono do solo em função das mudanças climáticas, controle químico da broca-do-café e fertilidade do solo cultivado com café conilon com esgoto doméstico tratado, entre outros

Editada pela Universidade Federal de Lavras – Ufla, a revista Coffee Science, publicação científica especializada em cafeicultura do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, disponibiliza na internet três edições mais recentes. A edição Volume 9, Número 1, 2014 pode ser acessada na página da Embrapa Café, bem como as demais edições V. 8, Nº. 3 e Nº. 4, ambas de 2013. A publicação é a única revista técnico-científica da cafeicultura brasileira de publicação e distribuição gratuita. Além da versão impressa, disponibiliza em versão on line, tradução integral dos artigos para o inglês, tornando seu conteúdo acessível a pesquisadores e interessados do mundo. Atualmente, cerca de 150 países acessam a revista via internet. Confira o resumo de alguns artigos publicados nesses números:

Simulação de estoque de carbono do solo sob impacto do conilon – O estudo simulou o impacto do cultivo do café conilon sobre os estoques de carbono no solo na região Sul do Estado do Espírito Santo. Com base nos cenários descritos no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, foi estimado o impacto da variação da temperatura na região sobre os estoques de carbono no solo. Para a simulação da dinâmica da matéria orgânica e nutriente do solo foram utilizados dados climáticos, de manejo, adubação e produção da área estudada. Com a variação da média da temperatura ambiental, houve alteração significativa nos estoques de carbono, tanto para o acréscimo quanto para o decréscimo da média da temperatura, apresentando variação de 3,7% e 2,7%, respectivamente.

Aplicação de esgoto doméstico tratado para fertilidade do solo cultivado com café conilon - Para avaliar as entradas de nutrientes e a fertilidade do solo após aplicação de esgoto doméstico tratado em solo cultivado com café conilon, experimento em condições de casa de vegetação foi conduzido de novembro de 2010 até janeiro de 2011. Avaliou-se o aporte de nutrientes no solo pela água residuária e seu efeito na fertilidade do solo. O resultado foi o incremento da salinidade do solo; todavia, houve aumento de magnésio, potássio, saturação por bases e da soma de bases do solo no solo com aplicação da água residuária tratada. Ficou demonstrado que o esgoto doméstico tratado pode reduzir os gastos com fertilizantes na fase inicial de cultivo do cafeeiro conilon.

Controle químico da broca-do-café com cyantranilipole - Hypothenemus hampei é praga da cafeicultura mundial. É considerada a primeira em importância para Coffea canephora e a segunda para C. arabica no Brasil. O método de controle mais eficiente é o químico, e o produto considerado mais eficaz é o endosulfan, cujo uso foi proibido no Brasil a partir de julho de 2013. O estudo teve o objetivo de conhecer a eficiência do inseticida cyantraniliprole 100 OD em pulverização no controle da broca, em comparação com o inseticida endosulfan 350 EC. Os resultados concluíram que o cyantraniliprole 100 OD é eficiente no controle de H. hampei nas dosagens entre 1,75 e 2,0 litros/ha, em duas pulverizações.

Qualidade da semente de café pelo retardamento do processamento pós-colheita - O procedimento rotineiro de produção de sementes de café baseia-se no despolpamento, imediatamente após a colheita de frutos cereja, com a finalidade de evitar fermentações e possíveis prejuízos à qualidade. Entretanto, existem argumentos de degustadores de cafés especiais naturais (com casca durante a secagem) que tal procedimento origina bebidas encorpadas, doces e com acidez moderada. Assim, o estudo teve o objetivo de verificar possíveis modificações na qualidade de sementes de café devido à permanência da casca e da mucilagem até o descascamento. Os resultados mostraram que a permanência da casca e da mucilagem dos frutos de café até o sétimo dia após a colheita não prejudica a qualidade da semente.

Revista Coffee Science: avanços e consolidação - A partir de 2013, a Coffee Science passou a ser publicada com periodicidade trimestral, ampliando sua inserção com artigos de grande interesse da comunidade acadêmica que trata da temática caféé. Em suas versões impressa e eletrônica, a Coffee Science publica artigos originais completos elaborados por membros da comunidade científica nacional e internacional que têm contribuído para o desenvolvimento da cafeicultura nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Ciências Sociais Aplicadas. A publicação é a única revista técnico-científica de cafeicultura brasileira de publicação de notícias e distribuição gratuita.

Histórico e indexação – A revista Coffee Science foi criada por pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Polo de Excelência do Café (PEC/Café). Hoje está indexada ao AGRIS-FAO (International Information System for the Agricultural Sciencesand Technology), AGROBASE-IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), Latindex (Sistema Regional de Informaciónen Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal), CAB Abstracts (CABI – Common wealth Agricultural Bureaux International), Scientific Commons (University of St. Gallen – Switzerland), Scopus-Elsevier, Periódicos Capes, Agricola (USDA – National Agricultural Library) e na Wageningen UR Digital Library.

Para saber mais sobre a Embrapa Café, o Consórcio Pesquisa Café, a Ufla e ler todas as edições da revista Coffee Science acesse:

http://www.coffeescience.ufla.br

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

http://www.sapc.embrapa.br/

https://www.ufla.br/

 

Gerência de Transferência de Tecnologia

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Fone: (61) 3448-1927 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. '; document.write( '' ); document.write( addy_text71360 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Sites:
www.embrapa.br/cafe www.consorciopesquisacafe.com.br