SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Instit­­uições do Consórcio Pesquisa Café realizam o XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia – CBAgro 2015

Instit­­uições do Consórcio Pesquisa Café realizam o XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia – CBAgro 2015

E-mail Imprimir

A data limite para envio dos resumos simples científicos é 26 de abril de 2015.

Veja normas de submissão acessando o site do evento http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/cbagro2015/

 

logo-CBAgro-249x231_editEstão abertas as inscrições para o XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia – CBAgro 2015. O evento, promovido bianualmente pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia - SBAgro, será realizado de 23 a 28 de agosto de 2015, na Universidade Federal de Lavras – UFLA, em Minas Gerais. A data limite para envio dos resumos simples – primeira etapa – é 26 de abril de 2015, sendo que cada participante pode inscrever até dois trabalhos. As taxas de inscrição têm valores diferenciados para sócios e não-sócios da SBA, assim como para estudantes de cursos técnicos e graduação, estudantes de pós-graduação, entre outros profissionais. O tema escolhido para a edição deste ano é “Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros”.

Essa edição está sendo organizada pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, tendo o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural –  FUNDECC e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG, instituições participantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Na área de agrometeorologia, o Consórcio Pesquisa Café tem desenvolvido alguns projetos de pesquisa/planos de ação com o objetivo de promover a ampliação e estruturação de um Sistema Integrado de Monitoramento Agrometeorológico, Fenológico e Fitossanitário para a Cultura do Café (SIMAFF-Café). Dessa forma, está sendo possível integrar e articular equipes dos estados produtores (Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo) para gerar produtos de suporte aos tomadores de decisão da cadeia produtiva do agronegócio, minimizando os riscos de origem climática.

De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento e professor do Departamento de Engenharia da UFLA, Luiz Gonzaga de Carvalho, esta edição do Congresso terá abrangência internacional (50% dos palestrantes são do exterior). O objetivo, segundo ele, é reunir especialistas, pesquisadores, engenheiros, professores, estudantes, empresários, técnicos das áreas de produção e de cooperativas, extensionistas, profissionais de áreas afins, autoridades nacionais e pesquisadores internacionais para analisar, discutir e compartilhar informações sobre os resultados das pesquisas mais recentes que abordam o tema central do evento. O CBAgro visa, ainda, à geração, adaptação e transferência de tecnologias voltadas para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas implementados nos diferentes biomas brasileiros.

“Desejamos sugerir aos palestrantes para que contextualizem suas palestras ao cenário climático que estamos presenciando nos últimos três anos. O foco principal é mostrar de que forma a agrometeorologia, como ciência prática e teórica, pode contribuir para a sustentabilidade da produção agropecuária e discutir também os problemas do setor, apontando possíveis alternativas e soluções mitigadoras para enfrentamento do cenário atual e futuro”, conclui Gonsaga.

Públicos e temas - Estarão reunidos cerca de 600 profissionais, entre pesquisadores participantes do Consórcio Pesquisa Café, técnicos, estudantes, gestores e empresários do setor, além de outros interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos da pesquisa agrometeorológica no setor agrícola.

Em torno do tema do evento “Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros”, serão também desenvolvidas discussões em mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos orais e em pôsteres. Nas mesas-redondas haverá discussão dos seguintes temas: “Fluxos de CO2 e água entre atividades agrícolas, vegetação terrestre e a atmosfera”; “Cultivo Protegido: avanços tecnológicos na produção de alimento”; “Modelagem baseada em processos para suporte à decisões sustentáveis na agricultura”; “Limitações climáticas da produção vegetal: perspectivas para os próximos 20 anos”; “Sensoriamento remoto aplicado à agrometeorologia”; “Agrometeorologia no Brasil: situação atual e perspectivas no ensino, pesquisa e extensão”; “Mudanças climáticas, sustentabilidade da agricultura e segurança alimentar” e “Sustentabilidade da produção animal nos ecossistemas brasileiros”.

O objetivo é promover o debate sobre assuntos relacionados à Agronomia, Engenharia Agrícola, Meteorologia, Física, Hidrologia, Geografia, Biologia, Bioclimatologia, Micrometeorologia, Biofísica, Zoneamento Agrícola, Relações Água-Solo-Planta-Atmosfera, Instrumentação, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Estatística, Simulação e Modelagem, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Bioenergia, Ambientes Controlados e demais áreas que se relacionam ao estudo do tempo e do clima aplicado à agricultura, pecuária e florestas. Durante o Congresso, expositores de diferentes empresas demonstrarão os avanços tecnológicos recentes na área de agrometeorologia.

 

Para informações adicionais, acesse o site do evento: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/cbagro2015/

ou envie e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


 

 

Gerência de Transferência de Tecnologia

Texto: Clarissa Ratton - MTb 9673/DF e Flávia Bessa – MTb 4469/DF

Conntatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927

Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br