SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil será transmitido ao vivo pela Rede Social do Café na internet

IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil será transmitido ao vivo pela Rede Social do Café na internet

E-mail Imprimir

Tendo como tema central “Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios”, o Simpósio será realizado no Centro de Convenções de Curitiba, de 24 a 26 deste mês, e é promovido pelo Consórcio Pesquisa Café sob a coordenação da Embrapa Café.

 

Nos dias 24, 25 e 26 deste mês de junho acontece o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil em Curitiba, PR. Com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento, a Rede Social do Café fará a transmissão ao vivo pela internet (bit.ly/simposio-cafes-do-brasile disponibilizará, posteriormente, o registro de palestras e trabalhos apresentados no evento. Além disso, participará ativamente das redes sociais divulgando os principais debates e temas pelo Facebook e Twitter.

A Rede Social do Café completa em junho de 2015 nove anos de existência, exercendo seu papel na divulgação científica e compartilhamento de notícias sobre as etapas da atividade cafeeira no Brasil e no mundo. Perto de atingir 15 milhões de acessos e com cerca de cinco mil membros, a Rede se destaca por participar dos principais eventos de café, como dias de campo, simpósios e congressos e por disponibilizá-los online com o “Cardápio de Palestras” e “Dia de Campo Virtual”. A Rede Social tem apoio do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, por meio de projeto financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

De acordo com Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), idealizador e mediador da Rede Social do Café, ao longo dos anos, a plataforma tem se consolidado como importante canal de comunicação dos setores ligados ao sistema agroindustrial do café. “A ideia é que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa e universidades seja difundido ao maior número de interessados, para que ele possa ser incorporado pelos agentes do agronegócio café. Possibilitamos ainda que todo integrante da Rede possa apresentar comentários e demandas por informações a respeito dos diferentes temas propostos”, considerou.

Democratização do acesso ao conhecimento - O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado a cada dois anos com o objetivo de promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café visando ao desenvolvimento de tecnologias para o aumento da competitividade e melhoria da qualidade do produto. Tem ainda como objetivo avaliar novos cenários e tendências de consumo, a fim de contribuir para a sustentabilidade do setor cafeeiro.

Para o IX Simpósio são esperados cerca de 1000 participantes dos diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café, como pesquisadores, técnicos da extensão rural, estudantes, lideranças da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.

Inscrições gratuitas e programação completa no site:

http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/

Clique aqui para acessar transmissão ao vivo ou por meio do link abaixo:

http://bit.ly/simposio-cafes-do-brasil

Rede Social do Café - A Rede Social do Café recebe apoio institucional do Instituto Agronômico (IAC) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de outras entidades de C&T&I.  É apoiada por projetos ligados ao Consórcio Pesquisa Café, ao Polo de Excelência do Café e Agência de Inovação do Café (Fapemig) e ao INCT Café – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (CNPq).

Para se inscrever no IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, saber sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Rede Social do Café, a Embrapa Café, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR, e assistir ao vivo o IX Simpósio acesse:

Texto: Marina Botelho – Jornalista/bolsista Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café, com adaptações de Jamilsen Santos – Embrapa Café.