SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Embrapa Rondônia abre processo de seleção de viveiristas para produção e comercialização de mudas de café conilon BRS Ouro Preto

Embrapa Rondônia abre processo de seleção de viveiristas para produção e comercialização de mudas de café conilon BRS Ouro Preto

E-mail Imprimir

A cultivar foi a primeira de café lançada pela Embrapa no Brasil, sendo resultado de pesquisa conduzida pela Embrapa Rondônia e Consórcio Pesquisa Café. Foi também a primeira de café conilon do Brasil a receber o Certificado de Proteção.

A Embrapa Rondônia - instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café - abre a segunda edição do processo de seleção de produtores de mudas clonais que tenham interesse em multiplicar e comercializar mudas da cultivar de café conilon BRS Ouro Preto. Desenvolvida pela Embrapa Rondônia em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, essa cultivar de conilon é a única com Certificado de Proteção, concedido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares - SNPC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa. Saiba mais sobre o processo de certificação da cultivar.

 Para participar da seleção, os viveiristas devem estar habilitados para produção de mudas clonais de cafeeiro conilon. O processo vai até às 16h do dia 12 de agosto deste ano, horário local de Rondônia. Informações detalhadas estão disponíveis no Processo de Oferta N°01/2015, que está disponível no Portal da Embrapa Rondônia, no endereço www.embrapa.br/rondonia.

 "A abertura de nova seleção de viveiristas é para que possamos aumentar a produção de mudas certificadas e potencializar a chegada dessa inovação tecnológica a todas as regiões produtoras de café de Rondônia e estados vizinhos, possibilitando o aumento da produtividade e da produção de café", explica o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho.

BRS Ouro Preto: origem - A cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto (Coffea canephora Pierre ex Froehner), a primeira lançada pela Embrapa no Brasil, sendo resultado de pesquisa conduzido pela Embrapa Rondônia e Consórcio Pesquisa Café. A BRS Ouro Preto é uma cultivar clonal recomendada especialmente para Rondônia – segundo produtor de café conilon do Brasil - e foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais do estado e adaptada ao clima e ao solo da região. Sua denominação é uma homenagem ao município de Ouro Preto do Oeste, centro pioneiro da colonização oficial do antigo território de Rondônia.

O café robusta (Coffea canephora ou Coffea robusta) é uma espécie de café originária da África Ocidental. Atualmente é cultivada no Vietnan, Indonésia, Índia, África e Brasil, onde é chamada também de conilon. Aproximadamente um terço do café produzido no mundo é robusta, incluído nos cafés instantâneo, torrado e moído de forma a tornar o café cremoso.

Atributos positivos – Fruto de pesquisa de mais de 20 anos, a BRS Ouro Preto é uma cultivar clonal, composta de 15 clones com ciclo de maturação intermediária e tolerantes aos principais estresses climáticos observados nos polos de cafeicultura em Rondônia: alta temperatura, elevada umidade do ar e déficit hídrico moderado. Destina-se inicialmente a cafeicultores de Rondônia que utilizarem as tecnologias recomendadas ao seu cultivo, incluindo calagem, adubação química, poda de condução, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outras práticas agrícolas. A nova cultivar é indicada para o cultivo em sequeiro e irrigação. Possui grãos com mais uniformidade de maturação e peneira média acima de 14 e apresenta rendimento no beneficiamento acima de 52%.

Com manejo adequado, a cultivar clonal tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social de mais de 22 mil pequenas propriedades no estado. A produtividade dessa cultivar é de 70 sacas/ha sem irrigação, podendo chegar a mais de 110 com irrigação.

Mais informações podem ser obtidas na Embrapa Rondônia, localizada na BR-364, Km 5,5, Zona Rural de Porto Velho (RO), ou pelos telefones (69) 3901-2551 (69) 3901-2551 / 3225-9387.

Para saber mais sobre a Embrapa Rondônia, a Embrapa Café, o Consórcio Pesquisa Café e o Processo de Oferta nº 01/2015, acesse:

https://www.embrapa.br/rondonia

https://www.embrapa.br/cafe

www.consorciopesquisacafe.com.br

Processo de Oferta N°01/2015

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Renata Silva - MTb 12361/MG e Flávia Bessa – Mtb 4469/DF (adaptação)

Contatos: