SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Novas cultivares de café: vigor e produtividade

Novas cultivares de café: vigor e produtividade

E-mail Imprimir

Dia de Campo na TV vai apresentar novas cultivares de café que ajudam a reduzir os custos de produção para os cafeicultores e causam menos impactos ao meio ambiente. A pesquisa em melhoramento genético realizada pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, desenvolveu cultivares de café arábica e conilon, resistentes às principais pragas e doenças, com alta produtividade e qualidade dos frutos. Neste programa, serão apresentadas cultivares desenvolvidas pelo Fundação Procafé e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig com apoio do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

O consumo do café no Brasil é crescente, e deverá transformar o País no maior consumidor mundial do produto, ultrapassando os Estados Unidos, atual primeiro colocado. O Brasil é também o maior produtor e exportador do produto e as novas cultivares são adaptadas a situações de estresse biótico e abiótico, como tolerância à seca, ao ataque de pragas e à incidência de doenças, ampliando opções para os mercados interno e externo.

Fundação Procafé - A cultivar Siriema AS1 tem como principal vantagem a resistência múltipla à ferrugem e ao bicho mineiro. Os dois principais problemas fitossanitários do cafeeiro, e também sua precocidade de maturação. A cultivar apresenta alto nível de resistência, mesmo quando reproduzida por sementes. Outra vantagem é a alta precocidade de maturação, especialmente em regiões muito frias. É também bastante tolerante à seca e tem boa produtividade, sendo adequada para produtores de café orgânico. Apresenta porte baixo e menor diâmetro de copa, o que facilita plantios mais adensados. A cultivar Arara tem alta produtividade e resistência à ferrugem, maturação tardia, boa bebida, frutos amarelos e sementes graúdas. A cultivar Acauã Novo tem alto vigor e alta produtividade, resistência à ferrugem e tolerância a períodos de estresse hídrico.

Epamig - O Programa de Melhoramento Genético da Epamig lançou a cultivar Aranãs, conhecida por sua alta produtividade e qualidade de bebida, além do elevado vigor vegetativo. Suas principais características são resistência à ferrugem do cafeeiro e porte baixo. Por ser resistente à ferrugem, a cultivar vai oferecer redução no custo de produção e menor impacto no meio ambiente, por permitir reduzir a utilização de produtos fitossanitários no manejo da cultura. Os frutos maduros apresentam coloração vermelha e as sementes são graúdas. A Aranãs poderá ser uma boa opção para a produção de café no sistema orgânico.

Dia de Campo na TV Novas cultivares de café: vigor e produtividade foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com Embrapa Café (Brasília/DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Assista ao programa:

Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h

NBR (TV do Governo Federal) – domingo, a partir das 8h

TV Câmara – domingo, às 9h

Saiba mais sobre o Dia de Campo na TV: https://www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv

Acesso aos programas: https://www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv/buscar-videos

Confira a relação de TVs parceiras que transmitem o programa Dia de Campo na TV: https://www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv/onde-assistir

O programa em DVD é vendido pela Livraria Embrapa no site www.embrapa.br/livraria e também por telefone (61) 3448-4236 ou 3340-9999

Para saber mais sobre a Embrapa Café, o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Informação Tecnológica e o programa Dia de Campo na TV, acesse:

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/informacao-tecnologica

https://www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv]

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa - MTb 4469/DF

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927