SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Pesquisas sobre a biologia floral e reprodutiva do cafeeiro têm contribuído para o melhoramento genético da planta

Pesquisas sobre a biologia floral e reprodutiva do cafeeiro têm contribuído para o melhoramento genético da planta

E-mail Imprimir

documentos_12Com esse objetivo a Embrapa Café lança a publicação “Aspectos Citológicos da Microgametogênese no Cafeeiro” disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café

Pesquisas sobre a biologia floral e reprodutiva do cafeeiro têm contribuído para o melhoramento genético da planta e visam ao desenvolvimento de cultivares de elevado potencial produtivo e boa qualidade da bebida. As pesquisas visam também adaptar cultivares a diferentes ambientes com resistência a pragas e doenças. Entre as qualidades das plantas melhoradas está a disponibilidade de grãos de pólen normais e viáveis, que são essenciais para a produção de grandes quantidades de frutos, atributo positivo desejado pelos cafeicultores.

Para acrescentar informações ao conjunto de conhecimentos sobre a biologia reprodutiva do cafeeiro, a Embrapa Café está lançando a publicação “Aspectos Citológicos da Microgametogênese no Cafeeiro”, disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café. A publicação, de autoria da pesquisadora da Embrapa Café Paula Cristina da Silva Angelo, lotada na Fundação Procafé em Varginha, MG, apresenta painéis dos aspectos citológicos das células germinativas masculinas de cafeeiros ao longo da microgametogênese. A microgametogênese é o processo de desenvolvimento das células germinativas masculinas, dentro das anteras, até que estejam aptas para a fecundação. As células germinativas masculinas maduras são os grãos de pólen, que fecundam os ovários das flores para produzir os frutos e sementes de café. Estas células foram retiradas de botões florais e flores em diferentes etapas do desenvolvimento, coradas e fotografas utilizando microscópio para a construção dos painéis de imagens.

Cada estádio do processo de microgametogênese pode ser influenciado pela compatibilidade e a qualidade das combinações entre genitores e pelas variáveis ambientais, especialmente a disponibilidade de água e a temperatura do ar. Portanto, o desenvolvimento normal dos tecidos das anteras, dos micrósporos (células germinativas imaturas) e a viabilidade dos grãos de pólen (células germinativas maduras) são aspectos da biologia reprodutiva que podem interferir diretamente no sucesso do melhoramento, e que são melhor investigados se a coleta do material biológico para exame for realizada nos períodos apropriados do desenvolvimento das flores.

Para o estudo em foco, os botões florais e flores de plantas férteis de Coffea arabica e C. canephora foram coletados entre setembro e outubro de 2015 e de junho a setembro de 2016, na fazenda experimental da Fundação Procafé em Varginha, MG. Os resultados são inéditos e complementam análises citogenéticas de segregação de cromossomas durante a meiose e viabilidade de micrósporos. As imagens da células germinativas, botões florais e flores poderão ser úteis para orientar coleta de material biológico para investigação complementar, em qualquer um dos campos correlatos à biologia reprodutiva, como genômica e transcriptômica de células isoladas e para outras áreas de pesquisa, como biotecnologia. Para essas investigações, o estádio das células estudadas interfere na obtenção de respostas. Coletar células em estádios de desenvolvimento diferentes no campo e submetê-las todas a um mesmo procedimento no laboratório pode impedir a obtenção de resultados úteis e confiáveis.

A publicação é destinada a técnicos, produtores, estudantes, professores, pesquisadores e a todos que tem interesse na área da literatura técnico-científica e trabalhos sobre o melhoramento do cafeeiro. Para quem quiser ter acesso à pesquisa completa, pode acessar gratuitamente o documento por meio de computadores, notebooks, tablets e smartphones clicando aqui para obter diretamente o arquivo, ou acessando o site dConsórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Caféna sessão Publicações sobre tecnologias.

Acesse a publicação “Aspectos Citológicos da Microgametogênese no Cafeeiro” (Série Documentos 12):

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/seriedocumentos/serie_documentos_n12.pdf  

Confira também todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, no link abaixo

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse Publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Eduardo Aiache