SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Norte Pioneiro do Paraná promove primeiro concurso de qualidade dos cafés produzidos por mulheres da agricultura familiar

Norte Pioneiro do Paraná promove primeiro concurso de qualidade dos cafés produzidos por mulheres da agricultura familiar

E-mail Imprimir

Convite (1)Evento será realizado em 1º de novembro de 2017 no IAPAR com o objetivo de melhorar a qualidade do café, agregar renda e valorizar o trabalho feminino na cafeicultura familiar

Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil, o Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná – Emater - PR promoverão o primeiro concurso de qualidade do café produzido por mulheres da agricultura familiar do Estado que visa melhorar a qualidade do café, agregar mais renda às famílias e valorizar o trabalho feminino na agricultura familiar. O IAPAR e a Emater – PR são instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

O concurso, que é o 1º CUP das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, tem por objetivo selecionar e apresentar a potenciais compradores os melhores nanolotes de cafés especiais. Haverá uma fase eliminatória e outra classificatória, nas quais os nanolotes entregues pelos participantes, contendo 30kg de café beneficiado, serão analisados e avaliados sensorialmente, mediante provas de xícaras, por júri especializado, seguindo o protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais - SCAA.

Os melhores cafés serão apresentados na cerimônia de encerramento do concurso, oportunidade em que também serão feitos contatos com potenciais compradores, como representantes de cafeterias, torrefadoras, exportadoras, assim como todos que admiram cafés de excelente qualidade. O evento será realizado em 1º de novembro de 2017 no Instituto Agronômico do Paraná, Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, Londrina – PR.

Norte Pioneiro do Paraná - Os cafés provenientes dessa região, colhidos com frutos maduros e selecionados manualmente, têm grande potencial para apresentarem sabores, aromas e fragrâncias diferenciadas, além de outros atributos positivos e peculiares do Norte Pioneiro do Paraná. O café especial produzido no Norte Pioneiro do Estado – que reúne 46 municípios – recebeu a certificação de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2012. A região, que possui clima e solo propícios para a produção de cafés especiais, situa-se próxima ao Trópico de Capricórnio e foi reconhecida como umas das cinco regiões cafeeiras com Indicação Geográfica de Procedência (IGP) no Brasil.

Acesse o site da Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, e saiba mais sobre a Rede Mulheres do Café. Para mais informações sobre 1º CUP das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, os interessados devem entrar em contato por e-mail nos seguintes endereços eletrônicos:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e/ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . E também pelos números 43 3569-1212 e/ou 43 3376-2470.

Acesse o site do IAPAR e saiba mais sobre como se inscrever e participar do 1º CUP das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná pelo link:

http://www.iapar.br/2017/10/2256/IAPAR-Emater-e-IWCA-realizam-o-1o-Cup-das-Mulheres-do-Cafe-do-Norte-Pioneiro-do-Parana.html

Observatório do Café - Leia também todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse Publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café 

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF, Anísio José Diniz e Eduardo Aiache