SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Consumo de café atingiu 155 milhões de sacas e produção 153,9 em nível mundial

Consumo de café atingiu 155 milhões de sacas e produção 153,9 em nível mundial

E-mail Imprimir

relatorio_oic_setembroCafé arábica participou com 97,3 milhões e robusta com 56,6 milhões de sacas de 60kg na produção global no ano cafeeiro 2016/17

O café arábica representou 63,2% da produção mundial de café no ano cafeeiro 2016/17, com 97,3 milhões de sacas de 60kg, enquanto a produção de robusta foi de 56,6 milhões, ou seja, 36,8% do total. A produção mundial atingiu 153,9 milhões de sacas nesse período, representando aumento de 1,5% em relação ao ano cafeeiro 2015/16. E o consumo de café, em nível mundial, no ano cafeeiro 2016/17 foi de 155,1 milhões de sacas.

Esses dados da produção e consumo mundial do café constam do Relatório sobre o mercado de Café - Setembro 2017, da Organização Internacional do Café – OIC, da qual o Brasil é país-membro, sediada em Londres – UK, que administra o Acordo Internacional do Café (AIC), importante instrumento de cooperação dos países produtores e consumidores de café.

Referido Relatório, que está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, também analisa que o volume das exportações nos 11 primeiros meses do ano cafeeiro 2016/17 foi de 113,3 milhões de sacas, o que representa aumento de 5,8% (6,2 milhões de sacas) em comparação com o mesmo período do ano cafeeiro anterior, quando foram exportados 107,1 milhões de sacas. Para a OIC, o ano cafeeiro compreende o período de outubro a setembro.

No Relatório de setembro, a Organização destacou análises da performance dos três principais países produtores e exportadores de café no mundo, quais sejam: Brasil, em primeiro lugar; Vietnã, em segundo; e Colômbia, em terceiro. No caso brasileiro, segundo dados estatísticos da OIC, a produção de café (ano cafeeiro 2016/17) foi de 55 milhões de sacas de 60kg, o que significou aumento de 9,2% em relação ao período anterior. E as exportações brasileiras, no mesmo período, diminuíram 7,3%, enquanto o consumo interno se manteve estável em torno de 20,5 milhões de sacas.

Quanto ao Vietnã, a produção estimada para o ano cafeeiro 2016/17 foi de 25,5 milhões de sacas, a qual registrou redução de 11,3% em relação ao mesmo período anterior. Em decorrência dessa redução, as exportações recuaram 3,4%, para 23,5 milhões de sacas nos 11 primeiros meses de 2016/17, em relação ao ano cafeeiro passado.

Por fim, a Colômbia, terceiro produtor e exportador, produziu 14,5 milhões de sacas no mesmo ano cafeeiro, maior volume registrado desde 1992/93, e o quinto ano com crescimento consecutivo. Assim, as exportações desse país registraram aumento de 9,6% e atingiram 12,4 milhões de sacas nos 11 primeiros meses de 2016/17, conforme os dados estatísticos constantes do Relatório em tela da OIC.

Relatório da OIC divulga mensalmente análises do mercado cafeeiro, contendo dados de produção, exportação, consumo, preços indicativos diários dos grupos da Organização: Arábicas (Colombian Milds, Other Milds e Brazilian Naturals) e Robustas, assim como, arbitragem entre as bolsas de Nova York e Londres, volatilidade da média dos indicativos de preços, diferenciais de preços, volume e valor das exportações mundiais de café, equilíbrio da oferta/demanda mundial, total das exportações, entre outros dados de interesse do setor.

Acordo Internacional do Café (AIC) – Para saber mais sobre a participação do Brasil no AIC, acesse o site da OIC (http://www.ico.org/pt/ica2007p.asp). No contexto desse Acordo, a Embrapa Café, por meio do Comitê Diretor do Acordo Internacional (CDAI), do Conselho Deliberativo da Política do Café – CDPC/Mapa, participa da análise, discussão, aprovação e gestão das ações, projetos e programas relacionados ao panorama dos mercados externos do café.

 

Leia na íntegra o Relatório sobre o mercado de Café setembro 2017, da OIC, e saiba mais sobre a conjuntura mundial do café pelo link:

http://consorciopesquisacafe.com.br/arquivos/consorcio/publicacoes_tecnicas/OICsetembro2017.pdf

Confira todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:
http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

O Observatório do Café também disponibiliza o portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café pelo link:
http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF, Jamilsen Santos - MTb 11015/DF e Eduardo Aiache.