SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Simpósio do Diagnostico da Cafeicultura no Sul de Minas, dia 16-8-18, às 13h, na Cidade Universitária – UNIS, em Varginha, MG

Simpósio do Diagnostico da Cafeicultura no Sul de Minas, dia 16-8-18, às 13h, na Cidade Universitária – UNIS, em Varginha, MG

E-mail Imprimir

 

procafeEvento visa contribuir para o fortalecimento da cafeicultura e promover a integração de produtores, exportadores, pesquisadores e demais representantes do agronegócio café

 

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e a FUNDAÇÃO PROCAFÉ realizaram um diagnóstico da Cafeicultura no Sul de Minas, com um universo de 1.000 cafeicultores, objetivando levantar e analisar um conjunto de informações relacionadas à estrutura do parque cafeeiro no que tange à produtividade e às atividades realizadas nas propriedades cafeeiras, como as de natureza técnica, de inovações no manejo das lavouras, além da condição socioeconômica envolvida na exploração cafeeira.

 

Com base nesse diagnóstico, conduzido pela equipe técnica da Fundação Procafé, programou-se o Simpósio do Diagnostico da Cafeicultura no Sul de Minas, que será realizado dia 16-8-18, às 13h, na Cidade Universitária – UNIS, em Varginha. Logo após o simpósio, teremos o Giro de Mercado, no qual empresas âncoras do Setor Cafeeiro convidadas apresentarão aos participantes do Simpósio suas soluções, produtos/serviços para os cafeicultores. A iniciativa visa contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico, além de promover integração entre os membros do ciclo cafeeiro: produtores, corretores, exportadores, centros de pesquisa, armazéns, varejistas, indústria solúvel e de torrefação.

 

Metodologia do diagnóstico que será apresentado dia 16-8 às 13h

O diagnóstico sobre as características e aspectos técnicos, econômicos, sociais e de inovação nas propriedades cafeeiras tomou por base 11 microrregiões representativas da macrorregião Sul de Minas, sendo elas:

Micro 1: Alfenas, Alterosa, Areado, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Divisa Nova, Fama, Machado, Paraguaçu, Poço Fundo e Serrania;

Micro 2: Boa Esperança, Guapé e Licínia;

Micro 3: Campo do Meio, Campos Gerais, Coqueiral, Santana da Vargem e Três Pontas;

Micro 4: Cambuquira, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Jesuânia e Lambari;

Micro 5: Campanha, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Três Corações e Varginha;

Micro 6: Albertina, Andradas, Botelhos, Campestre, Jacutinga e Poços de Caldas;

Micro 7: Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia e Muzambinho;

Micro 8: Conceição das Pedras, São Gonçalo do Sapucaí e Turvolândia;

Micro 9: Aguanil, Campo Belo, Cana Verde, Carmo da Cachoeira, Ingaí, Lavras, Nepomuceno e Perdões;

Micro 10: Claraval, Ibiraci e São José da Barra;

Micro 11: Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas e São Sebastião do Paraíso.

 

Uma amostragem estratificada das propriedades foi realizada na proporção representativa do tamanho da cafeicultura em cada uma dessas microrregiões e, ainda, considerando propriedades estratificadas pelo tamanho de sua área cafeeira, conforme sua participação no universo de propriedades cafeeiras. A amostra para o levantamento foi, assim, constituída de 1000 propriedades, a princípio, definindo-se, como base mais adequada, a estratificação com cerca de 70 % delas com até 10ha de cafezais, 25% com 10ha a 50ha, 4% com 50ha a100ha e 1% com mais de 100ha de lavouras de café por propriedade. Foi elaborado um questionário  contendo quesitos a serem preenchidos, abrangendo um grande número de dados a serem levantados, com relação às condições produtivas, tecnológicas e de inovação, além de aspectos técnicos, econômicos e sociais de cafeicultores do Sul de Minas. O questionário foi desenvolvido com base em dezenove áreas cujas particularidades foram exploradas, observadas e analisadas. Sendo elas:

1. Distribuição das propriedades em relação ao tamanho de seu parque cafeeiro e produção média;

2. Distribuição do parque cafeeiro por idade, cultivar, sistema de plantio e padrões de produtividade;

3. Uso das áreas nas propriedades cafeeiras;

4. Participação das atividades agropecuárias na renda bruta das propriedades;

5. Forma de manejo dos cafezais;

6. Instalações e equipamentos de preparo e armazenamento de café nas propriedades;

7. Energia elétrica e maquinário disponíveis nas propriedades;

8. Situação de plantio e erradicação de cafezais nos últimos anos e intenções para os próximos anos;

9. Uso de podas de recuperação de cafezais e intenções futuras;

10. Condições sociais do cafeicultor;

11. Nível de associativismo e serviços utilizados pelo cafeicultor;

12. Formas de obtenção de informações e orientações pelos cafeicultores;

13. Utilização de financiamentos pelos cafeicultores;

14. Condição da mão de obra e de moradia nas propriedades;

15. Formas de colheita;

16. Padrões de qualidade dos cafés produzidos;

17. Estocagem, comercialização e consumo de café produzido na propriedade;

18. Nível de conhecimento técnico e comercial dos cafeicultores;

19. Nível de gestão das propriedades rurais.

 

 

Simpósio do Diagnóstico da Cafeicultura do Sul de Minas com Giro de Mercado

Data: 16-8-2018 (quinta-feira)

Horário: 13h às 18h

Local: Cidade Universitária – UNIS – Av. Alzira Barra Gazzola, 650 - Aeroporto, Varginha-MG.

 

Evento gratuito: Confirme sua presença até 14-8-2018 pelos seguintes e-mails da Procafé Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Acesse o link http://fundacaoprocafe.com.br/ e saiba como participar do SIMPÓSIO DO DIAGNÓSTICO DA CAFEICULTURA DO SUL DE MINAS, promovido pelo SEBRAE e Procafé, dia 16-8, às 13h.

 

No mesmo link da Procafé saiba como participar do CURSO DE ATUALIZAÇÃO MANEJO TECNOLÓGICO DA LAVOURA CAFEEIRA, promovido pela Procafé, dias 15 e 16-8.

 

Fundação Procafé - com sede na cidade de Varginha tem por objetivos principais realizar estudos e pesquisas cafeeiras nas áreas de produção, preparo e qualidade do café, gerenciamento agrícola, diagnósticos e estudos socioeconômicos, cursos e simpósios, entre outros eventos. A Fundação Procafé é uma das instituições de pesquisa integrantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.