SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Consórcio Pesquisa Café lança seu Portal na internet

Consórcio Pesquisa Café lança seu Portal na internet

E-mail Imprimir

Um produto especialmente elaborado para atender a necessidade de informação pública sobre pesquisa em café. Esse é o Portal do Consórcio Pesquisa Café, que reúne em um único ambiente web as informações que fazem a diferença para um extenso público: a comunidade científica do agronegócio café, representantes em geral da cadeia produtiva do produto, produtores de café, governo e políticos em geral, representantes e profissionais dos organismos nacionais e internacionais ligados à C&T, imprensa e demais formadores de opinião e à sociedade em geral.

A iniciativa também tem o objetivo de fortalecer a imagem e a marca do Consórcio. ”O Portal é fruto do trabalho conjunto das instituições fundadoras do Consórcio e tem como principal característica a disponibilização de informações públicas sobre resultados de pesquisa em café, eventos, ações políticas e estratégicas das instituições”, diz Paulo César Afonso Jr., gerente geral da Embrapa Café, instituição responsável pela coordenação do Programa de Pesquisa do Consórcio.

Estrutura – Quando as instituições fundadoras do Consórcio se reuniram para pensar sobre as principais diretrizes do Portal, algumas palavras foram chave para embasar o projeto: rede, informação, inte(g)ração, compartilhamento, construção coletiva do conhecimento, modernidade. São justamente essas ideias que estão estampadas ao longo das páginas do Portal. Para pensar a forma de apresentação do Portal, foi usado o que há de mais moderno em termos de arquitetura da informação, navegação, usabilidade e segurança da informação. O resultado é uma estrutura de formato agradável, que propicia fácil acesso às informações e que convida à exploração. “Buscamos desenhar o novo portal com visual leve e elegante, que pudesse representar todas as instituições do Consórcio Pesquisa Café e que favorecesse o acesso às informações geradas por um conjunto de instituições, num único local”, afirma a gerente de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café, Isabel Penteado.

O Portal foi desenvolvido por sugestão do Conselho Diretor do Consórcio. A Embrapa Café foi incumbida do desenvolvimento, contando com apoio das instituições fundadoras.

Sobre o Consórcio e seu papel social - O Consórcio Pesquisa Café foi criado em 1997 por iniciativa de dez instituições tradicionais de pesquisa cafeeira representantes dos doze estados produtores: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O objetivo da criação do Consórcio Pesquisa Café foi planejar, executar as pesquisas e consolidar a liderança mundial no agronegócio café. Integradas e unidas por canais formalizados e eficazes de intercâmbio científico e tecnológico, as instituições de pesquisa e extensão rural que tornam possível a existência do Consórcio consolidam um modelo de trabalho institucionalizado, sistemático e coletivo, único em todo o mundo, que tem resultado em melhores e maiores benefícios para o setor cafeeiro, norteando as pesquisas do produto no País com base a sustentabilidade, a qualidade, a produtividade, a preservação ambiental, o desenvolvimento e o incentivo a pequenos e grandes produtores e contribuindo para a imagem e a competitividade do café brasileiro no mercado mundial.