SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Iapar encerra Alerta Geada 2011

Iapar encerra Alerta Geada 2011

E-mail Imprimir

alerta_geadaO Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está encerrando o Alerta Geada 2011. Cafeicultores que fizeram o “chegamento de terra” nos cafeeiros devem retirar a proteção imediatamente. Os pesquisadores recomendam que esse procedimento seja feito com as mãos, para evitar danos ao caule das plantas.

Como o Iapar vem fazendo há 17 anos, o serviço é ativado de maio a setembro, realizando previsões diárias de temperatura e do risco de geadas na zona cafeeira do Paraná. O objetivo é oferecer aos cafeicultores um instrumento confiável para tomar decisões sobre a aplicação das técnicas de proteção em lavouras novas de café, de até dois anos.

Balanço – Confirmando as expectativas iniciais, não houve influência dos fenômenos La Niña e El Niño e, dessa forma, o inverno de 2011 foi considerado normal pelos especialistas, com algumas geadas de intensidade fraca a moderada na zona cafeeira do Estado.

Em 2011, foram emitidos 132 boletins. Três continham alerta para os cafeicultores protegerem as lavouras, tendo a previsão se confirmado em todos eles. Em Londrina, durante a madrugada de 27 para 28 de junho a temperatura mínima foi de 1,6 graus, chegando a 7 graus negativos na relva. Os cafeeiros sofreram geadas de intensidade moderada.

Também se cumpriu a previsão de geadas - agora de intensidade fraca e em baixadas - na madrugada de 3 para 4 de agosto (mínima de 3,2 graus e 2,2 graus negativos na relva) e, ainda, na noite de 4 para 5 de agosto, em que houve mínima de 3,2 graus e 3,2 negativos na relva. Os mapas com a distribuição das temperaturas podem ser conferidos no endereço www.iapar.br.

A temperatura mínima do ar é medida no interior de abrigo meteorológico, a 1,5 metro do solo. No caso da mínima de relva, o termômetro fica exposto a céu aberto sobre um gramado, com o objetivo de verificar danos a superfícies vegetadas quando ocorrem temperaturas negativas.

O Alerta Geada será novamente ativado de maio até meados de setembro de 2012. É uma realização do Iapar, Simepar e Emater, com apoio da Seab/Departamento de Economia Rural e do Consórcio Pesquisa Café.

Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/02-PR)
Iapar
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Contatos: (43) 3376-2465